Panorama das doenças causadas pelo Aedes Aegypti é exposto ao Legislativo de Chapecó

Panorama das doenças causadas pelo Aedes Aegypti é exposto ao Legislativo de Chapecó

26 de fevereiro de 2016 Off Por Chapecó



  • Visita CMC 25.02.16

    Na tarde desta quinta-feira (25), a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Chapecó, teve como assunto o combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Zyka e Chikungunya.

    A convite do Presidente do Legislativo, João Marques Rosa, estiveram participando da sessão a Secretária Municipal de Saúde, Caroline Constanci Bettanin; a Secretária Municipal de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Margarete Zanini Farezin; o Diretor de Controle e Expansão Urbana, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Luciano Chiarelatto; e os Coordenadores da Vigilância Epidemiológica, Paula Senna da Silva; da Vigilância Sanitária, Cleia Steingräber e da Vigilância Ambiental, Junir Lutinski.

    Na ocasião, foram apresentados os dados atualizados sobre a situação epidemiológica, no município de Chapecó. Segundo a Secretária de Saúde, o município passa por um surto e não uma epidemia. “Estamos tralhando incansavelmente para combater o mosquito. Todos os sábados são realizados plantões e, no próximo dia 27, realizaremos um mutirão em parceria com as Vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e Sanitária, postos de saúde, agentes de saúde e endemias e convocamos a participação de toda população”, convida Caroline.

    De acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Senna da Silva, a circulação viral está presente em todo o município. “Já foram encontrados focos dos mosquitos em quase todos os bairros. Dos 311 casos de suspeita de Dengue, registrados neste ano, 25 confirmados são autóctones, 14 confirmados foram importados, 136 com resultado negativo e 136 estão aguardando o resultado. Sobre os 21 casos de Zika, somente um foi confirmado e é importado. Quatro casos deram resultado negativo e o restante aguarda o resultado. Já dos 61 casos de Chikungunya, quatro deram negativos e os demais aguardam o resultado”, informa a Coordenadora.

    Sobre os resultados dos casos suspeitos, Paula complementa que, para os de dengue, a confirmação demora cinco dias. Entretanto, para Zyka e Chikungunya, a espera pode chegar a até 60 dias.

    O Coordenador da Vigilância Ambiental, Junir Lutinski enfatiza que o combate ao mosquito é extremamente importante. “Precisamos que toda a população se conscientize e faça os procedimentos para evitarmos a proliferação. Limpe sua casa semanalmente, com olhar atento a qualquer objeto que possa acumular água; faça as denúncias, caso verifique irregularidades; divulgue as informações sobre o combate para todos os familiares e amigos. A população precisa sair da zona de conforto e se engajar nessa luta”, orienta.

    O Presidente João Marques Rosa destaca a importância da divulgação das formas de combate ao mosquito. “Quanto mais informações tivermos, mais estaremos motivados para lutarmos contra esse surto. Nós, vereadores, como agentes políticos e formadores de opinião, temos o dever de conclamar a todos os cidadãos para participar dos mutirões. Inclusive, uma sugestão do Vereador Itamar Agnoletto, para que aja um grupo de trabalho em cada um dos 50 bairros de nosso município, para que o combate seja ainda mais eficaz. Precisamos da ajuda de toda população para que essa situação não se transforme em epidemia”, enfatiza o Presidente.

    Fonte: Câmara Municipal de Chapecó