Secretário de Estado da Saúde reúne prefeitos em Chapecó nesta sexta-feira

Secretário de Estado da Saúde reúne prefeitos em Chapecó nesta sexta-feira

4 de março de 2016 Off Por Chapecó



  • Nesta sexta-feira (04) prefeitos e secretários de saúde da macro região de saúde, cerca de 100 municípios, estarão em Chapecó reunidos com o Secretário de Estado da Saúde João Paulo Kleinubing para debater ações estratégias de combate a dengue, zika e chikungunya. A reunião de trabalho está marcada para as 9 horas, no auditório da Prefeitura de Chapecó. Participam do encontro, o Secretário Executivo da Agência Regional de Chapecó Américo do Nascimento Junior, o Prefeito de Chapecó Luciano Buligon e a Secretária de Saúde de Chapecó Caroline Constanci Bettanin.

    zika

    De acordo com a Gerente Regional de Saúde, Cassiana Telles, o objetivo da reunião é sensibilizar os dirigentes quanto a situação das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti na região e pedir ainda mais apoio das ações e atividades que estão sendo realizadas. “O trabalho é constante, estamos diariamente nos municípios com apoio e amparo as ações realizadas, mas ainda há muito trabalho para fazer, e somente com o apoio e dedicação de todos, será possível alcançar os objetivos previstos”, enfatizou.

    Cassiana comenta que em Santa Catarina, 29 municípios estão infestados pelo mosquito, destes, 23 estão na região oeste e 15 deles pertencem a regional de saúde de Chapecó. Segundo ela, com esse número de municípios infestados e com a quantidade de mosquito que estão circulando, é grande a chance de aumentar os casos da doença e ainda que outros municípios sejam atingidos. “Os municípios estão cientes do problema que estamos enfrentando e estão engajados nessa luta”, esclareceu.

    A gerente destaca ainda as ações que estão sendo realizadas pelo Estado nessas regiões e municípios, com destaque para a aplicação de veneno com UBV – Unidade de baixo volume – nas regiões que tiveram casos confirmados das doenças, além da implantação de 15 Salas de Situação, que realizam encontros periódicos e ações de combate e prevenção e também o apoio técnico dos profissionais do estado, para auxiliar nas atividades e ações. “Os municípios estão fazendo muitas ações, mas ainda teremos cerca de 60 dias de verão, por isso, os cuidados e ações precisam ser redobrados para que a situação não se agrave ainda mais”, finalizou.

    Números de Santa Catarina

    Dengue:

    Entre 01 de janeiro e 27 de fevereiro, foram notificados 3.212 casos suspeitos de dengue em Santa Catarina. Desses, 764 (24%) foram confirmados, 1.275 (40%) foram negativos e 1.173 (36%) estão em investigação. Do total de confirmados (764), 626 (82%) são autóctones, com transmissão dentro de Santa Catarina, 90 (12%) são importados com transmissão fora do Estado e 48 (6%) aguardando definição do LPI – Local Provável de Infecção.

    Já em 2015 foram notificados 11.333 casos de dengue, dos quais 3.618 foram confirmados (32%), 6.876 (61%) foram descartados e 839 (7%) permanecem como inconclusivos. Dos confirmados, 3.281 (91%) eram autóctones, 275 (7%) importados e 62 (2%) estão em investigação do LPI.

    Chikungunya:

    Entre 01 de janeiro e 27 de fevereiro, foram notificados 115 casos suspeitos em Santa Catarina. Todos ainda estão em investigação.

    Em 2015 foram notificados 130 casos suspeitos de Chikungunya, dos quais quatro (3%) foram confirmados, 84 (65%) foram descartados e 42 (32%) permanecem em investigação. Dos quatro confirmados, um autóctone no município de Itajaí e o restante importados.

    Zika:

    Entre 01 de janeiro e 27 de fevereiro, foram notificados 143 casos suspeitos em Santa Catarina. Desses, 09 (7%) foram confirmados, 42 (29%) foram descartados e 92 (64%) permanecem em investigação.

    Em 2015 foram notificados 80 casos de febre Zika em Santa Catarina, dos quais 09 foram confirmados, 67 foram descartados e 04 permanecem em investigação.

    Dados atualizados da dengue em Chapecó (03/03 – 17h):

    • 2014 – 3 casos importados

    • 2015 – 34 casos autóctones + 13 importados

    • 2016 – 52 casos autóctones + 13 importados, 211 aguardando resultado de exames, 247 negativos.

    Bairros: Zanrosso, Presidente Médici, Centro, Bela Vista, Vila Real, Efapi – Thiago, São Cristóvão, Quedas do Palmital, Líder, Universitário, Maria Goretti, Jardim do Lago, Saic, Esplanada, Jardim América, Passo dos Fortes, Vila Mantelli, Bom Pastor.

    Dados atualizados zika vírus em Chapecó

    2016 – 00 casos autóctones, 02 importados, 20 aguardando resultado de exames, 04 casos negativos.

    Bairros: Presidente Médici, Centro

    Dados atualizados febre chikungunya em Chapecó

    2016 – 00 casos autóctones, 01 importado, 56 aguardando resultado de exames, 20 casos negativos.

    Primeiro caso registrado é de uma mulher de 29 anos, do bairro Esplanada, veio de Pernambuco morar em Chapecó.

    Orientações para evitar a proliferação do Aedes Aegypti:

    • Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;

    • Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

    • Mantenha as lixeiras tampadas;

    • Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas de água e cisternas;

    • Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;

    • Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;

    • Mantenha ralos fechados e desentupidos;

    • Lave com escova os potes de comida e água dos animais, no mínimo uma vez por semana;

    • Retire a água acumulada das lajes;

    • Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;

    • Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;

    • Evite acumular entulhos, pois podem se tornar locais de foco do mosquito;

    • Caso apresente sintomas da dengue, zika e chikungunya, procure a unidade de saúde mais próxima para atendimento.