Urnas eletrônicas serão utilizadas em eleição para cacique no oeste catarinense

Urnas eletrônicas serão utilizadas em eleição para cacique no oeste catarinense

14 de abril de 2016 Off Por Chapecó



  •  

    Chapecó – No próximo domingo, dia 17 de abril, será escolhida a nova liderança da Terra Indígena Toldo Chimbangue, localizada no município de Chapecó/SC. Conforme regimento interno daquela comunidade, a eleição ocorre de quatro em quatro anos. Nesta eleição, duas chapas estão inscritas: o atual cacique Idalino Fernandes, candidato pela Chapa 1, disputa os votos dos indígenas com o professor João Batista Antunes, candidato pela Chapa 2. No pleito serão escolhidos os indígenas que irão ocupar os postos de Cacique, Vice-cacique e Capitão.

    A Procuradoria da República em Chapecó instaurou um procedimento administrativo para acompanhar o processo eleitoral depois de ter recebido a informação de que a comunidade indígena era favorável à eleição por meio de urnas eletrônicas. A perícia em antropologia do MPF em Santa Catarina também se posicionou no sentido de que “a utilização dos instrumentos técnicos não pode ser desprezada já que direcionam a garantia da livre participação e diminui as reclamações quanto à condução do pleito, objeto da reclamação dos próprios indígenas”.

    Atendendo solicitação da Procuradoria da República em Chapecó, o Tribunal Regional Eleitoral disponibilizou uma urna eletrônica para a votação dos 273 eleitores daquela terra indígena, que poderão escolher o candidato digitando o número “1”, para a Chapa 1, ou o número “2”, para a Chapa 2. Esta será a primeira vez em que a escolha de lideranças indígenas da região será realizada por meio de urnas eletrônicas, instrumentos com os quais os indígenas já estão bastante familiarizados, por sua participação nos pleitos majoritários e proporcionais para preenchimento dos cargos eletivos de nossa República Federativa.

    Comissão Eleitoral escolhida pelos candidatos das duas chapas integram a mesa coletora de votos. Todo o processo eleitoral está sendo acompanhado pela FUNAI e também pelo MPF em Chapecó.

    Fonte: Cidadão no Comando