Aplicativo Vigilantus é nova ferramenta para denúncias na Prefeitura Chapecó

Aplicativo Vigilantus é nova ferramenta para denúncias na Prefeitura Chapecó

18 de abril de 2016 Off Por Chapecó



  • Uma nova ferramenta on-line para denúncias, especialmente sobre dengue, mas também sobre terrenos baldios, maus tratos de animais e proliferação de vetores. Foi lançado nesta segunda-feira (18) o Vigilantus, aplicativo que visa profissionalizar o serviço, reduzir mão de obra, dar mais agilidade nos processos, fortalecer o relacionamento com a comunidade e propiciar mais confiabilidade na informação. Até hoje, as denúncias da relacionados à Vigilância Ambiental eram realizadas via telefone e armazenadas em papel. Visando mudar esse cenário, a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretária de Saúde, implanta esse sistema, para que as denúncias sejam registradas em sistema, gerando um protocolo para que o cidadão possa acompanhar o andamento de cada uma delas.
    De acordo com Junir Lutinski, biólogo e coordenador da Vigilância Ambiental de Chapecó, de 2013 até 2015, foram recebidos no setor 7.519 denúncias, uma média de 2.506 por ano e 216 por mês. Somente em 2016, até o mês de abril, já foram 1.149 denúncias. “Recebemos muitas denúncias no setor, via telefone, internet, ouvidoria e pelos agentes de endemias que estão nas ruas. As pessoas colaboram e exigem solução, porém era difícil dar esses retornos, agora com o Vigilantus, a comunidade poderá acompanhar as denúncias, saber os encaminhamentos que foram dados e como está o andamento das atividades”, explicou.
    Para a Secretária de Saúde, Caroline Constanci Bettanin, os chapecoenses estão engajados e sempre colaboraram com denúncias e nas atividades desenvolvidas pela Secretaria. Agora com essa ferramenta, ela destaca que os cidadãos poderão acessar um canal único e oficial, serem alertados sobre o andamento das denúncias e acompanhar o andamento das mesmas. Já para a Secretaria de Saúde, essa ferramenta irá centralizar e padronizar as informações, eliminar os controles manuais que eram realizados pelo setor, agilizar o atendimento, otimizar as visitas das agentes e fornecer informações em tempo real. “A ferramenta vai centralizar as informações e facilitar o trabalho das agentes”, esclareceu.
    O prefeito Luciano Buligon comentou que o retorno à comunidade das denúncias realizadas era uma angústia da administração, pois as pessoas ansiavam e aguardavam pelas respostas e ações realizadas. Também ele destaca que muito trabalho é realizado pelas equipes da Vigilância Ambiental, porém, muito, não chegava ao conhecimento dos chapecoenses. “Uma ferramenta como essa é importante, pois agiliza e organiza o trabalho, além de oferecer mais tranquilidade e sensação de resolução à comunidade”, finalizou.
    18042015-saude-apresentacao-vigilantus-27- 18042015-saude-apresentacao-vigilantus-23- 18042015-saude-apresentacao-vigilantus-20-
    Link para acesso: www.vigilantus.com.br/chapeco-sc

    Prefeitura de Chapecó