Municípios do Oeste irão estudar tecnologias de reaproveitamento do lixo

Municípios do Oeste irão estudar tecnologias de reaproveitamento do lixo

18 de maio de 2016 Off Por Chapecó



  • Prefeitos dos municípios que fazem parte do Consórcio Iberê se reuniram nesta semana no Gabinete do Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon. O assunto em pauta foi a gestão dos resíduos sólidos urbanos nos sete municípios consorciados: Chapecó, Caxambú do Sul, Cordilheira Alta, Planalto Alegre, Guatambú, Águas de Chapecó e São Carlos. A ideia é elaborar um estudo de viabilidade para identificar a melhor tecnologia que proporcione resultados como: investir menos, causar o menor impacto possível ao meio ambiente e, futuramente, até gerar renda com o aproveitamento dos resíduos para abater nos custos.
    O primeiro passo foi dado com a elaboração do Plano de Resíduos Sólidos nos Municípios, construído com a participação popular. “Já concluímos e sancionamos o Plano, construído a muitas mãos. Cada município desenvolveu o seu trabalho e vem cumprindo metas. Chegou o momento de ir além, estudar rotas tecnológicas e identificar a melhor prática a ser aplicada na região. Na Europa, Japão e Estados Unidos, por exemplo, existem bons mecanismos que podem ser aplicados aqui”, complementou o Prefeito de Chapecó.
    A gestão dos resíduos sólidos urbanos aliada aos princípios de sustentabilidade é um tema amplamente discutido atualmente em função da quantidade excessiva de resíduos gerados. Nos países desenvolvidos, o fomento às tecnologias de reaproveitamento que transformam os resíduos em matéria-prima, como a reciclagem, por exemplo, e as tecnologias que focam na redução da quantidade de material aterrado, como a incineração, têm sido utilizadas.
    Aqui na região, o objetivo é que o trabalho possa ser desenvolvido de forma coletiva, entre todos os municípios do Consórcio, e que se encontre uma alternativa que atenda à Política Nacional de Resíduos Sólidos e as necessidades dos municípios, nos aspectos ambiental, social e econômico. Segundo a Conselheira Executiva do Consórcio Iberê, Silvia Valdez, Usinas de compostagem, de fabricação de energia ou de matéria-prima para a construção civil, são exemplos que podem ser viáveis. “Mas é o estudo que irá apontar a melhor alternativa. E é nele que vamos trabalhar agora”, destacou.
    No encontro, os Prefeitos presentes manifestaram a intenção em fazer parte do projeto. Agora, a equipe técnica do Consórcio Iberê irá formalizar o interesse dos Municípios, por meio de um Protocolo de Intenções. “Após a criação da Rede, formada pelos Municípios interessados, vamos estruturar os grupos de trabalho e de sustentação com profissionais, entidades e demais interessados para iniciar efetivamente o estudo de viabilidade da melhor alternativa para os municípios consorciados”, concluiu, Silvia Valdez.

    Prefeitura de Chapecó