Chapecó atinge 87% de cobertura na Campanha de Vacina

Chapecó atinge 87% de cobertura na Campanha de Vacina

18 de maio de 2016 Off Por Chapecó



  • A meta do município de Chapecó é vacinar 51 mil pessoas em 2016 e nesta quarta-feira (18) o município atingiu 87%, 44.370 pessoas vacinadas na 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A campanha segue até o dia 20 de maio, sexta-feira. Os 26 Centros de Saúde da Família funcionam das 07h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, todos abastecidos com doses da vacina para atender aos chapecoenses. Além disso, os Centros de Saúde da Família com terceiro turno, Santo Antônio, Belvedere e Cristo Rei, atendem das 18 às 22 horas também para vacinação. É sempre importante que os usuários apresentem a caderneta de vacina, pois se necessário, será atualizada.
    O público alvo da campanha são as crianças de 06 meses a 05 anos, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, população privada de liberdade e jovens em medida social, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, e funcionários do sistema prisional. O grupo das gestantes foi o que teve o menor percentual de vacinação 50% até o momento. Já os profissionais de saúde chegaram aos 94% de cobertura e 100% dos idosos foram vacinados. As puérperas chegaram aos 72%, crianças 78% e indígenas 52%.
    Em 2016 foram registrados 32 casos suspeitos de gripe em Chapecó, desses 14 negativos, 10 aguardando o resultado, 08 confirmados como Influenza A e 01 morte. A população deve ficar atenta aos seguintes sintomas: febre alta, dor no corpo, mal estar, tosse, espirro… No geral os sintomas são os mesmos da gripe convencional, porém mais intensos. Em caso de dúvidas, procurar a unidade de saúde mais próxima.
    Dicas:
    • Fique atento aos sintomas de febre alta, dor no corpo, mal estar, tosse, espirro. No geral os sintomas são os mesmos de uma gripe convencional, porém mais intensos.
    • Mantenha os ambientes ventilados;
    • Lave bem as mãos;
    • Use do álcool em gel;
    • Use copo individual (em escolas e locais de grande circulação de pessoas)
    • Tenha hábitos de vida saudável: praticar atividades físicas, alimentação balanceada e tomar bastante líquido;
    • Não se automedique, em caso de sintomas, procure atendimento médico na unidade de saúde mais próxima;
    • Etiqueta da tosse: ao tossir ou espirrar, usar o braço e não as mãos.

    Prefeitura de Chapecó