Clínica da Mulher: mulheres e crianças recebem cuidado especial em Chapecó

Clínica da Mulher: mulheres e crianças recebem cuidado especial em Chapecó

26 de maio de 2016 Off Por Chapecó



  • Quando Natalia Daniela da Silva Feitosa, de 22 anos, descobriu que estava grávida pela primeira vez, foi uma alegria. Porém, quando realizou os primeiros exames e consultas, descobriu uma pequena alteração, o útero bicorno (em forma de coração). “A médica me disse que não era grave, mas essa alteração poderia precipitar o trabalho de parto prematuro”, explicou. Devido a isso, Natalia foi encaminhada pelo Centro de Saúde da Família para realizar o acompanhamento na Clínica da Mulher em Chapecó, um espaço que presta serviços especializados. Quando estava na reta final da gestação, depois do susto inicial, Natalia comemora. “Aqui na Clínica da Mulher, recebi todo atendimento necessário, a médica, sempre muito atenciosa, explicou tudo que eu precisava saber. Agora, estou com 38 semanas, e não vejo a hora de ver o rostinho da minha menina”.
    Outra paciente acompanhada pela Clínica da Mulher é a Anita Luciana Wundervald. Agora com a filha nos braços ela comemora, mas todo o período da gestação foi muito tenso. “Logo nas primeiras consultas os exames apontaram que eu tinha diminuição de líquido amniótico e precisei de acompanhamento semanal para avaliar o desenvolvimento da criança e o andamento da gestação”, comentou. Quando Anita chegou na 37ª semana de gestação, a alteração na quantidade de líquido foi normalizada e ela não precisou antecipar o parto. “Eu queria muito o parto normal, pelo acompanhamento que recebi e pelo líquido que normalizou pude esperar e deu tudo certo”, comemorou.
    Números
    O atendimento e acompanhamento do pré-natal nos Centros de Saúda da Família, os cursos de gestantes e o espaço especializado da Clínica da Mulher têm apresentado inúmeros resultados positivos. Em 2015, Chapecó chegou ao quarto ano consecutivo sem óbito materno e com índice de mortalidade infantil de 8,99%, quando o índice considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde é de 10 mortes para cada mil nascimentos.
    Clínica da Mulher
    A Clínica da Mulher “Dr. João Francisco Carvalho Dellazzana” está em funcionamento desde agosto de 2005, com atendimentos voltados à saúde da mulher e da criança. A Clínica da Mulher atende das 07 às 19 horas e está localizada na Ala Norte da Arena Condá, no segundo piso, com os seguintes setores: recepção, almoxarifado, sete consultórios, sala de amamentação, coordenação, sala de reuniões, esterilização, Teste do pezinho, triagem, duas salas de ultrassonografia, vestiário, banheiros. Atualmente atendem na Clínica da Mulher 06 ginecologistas obstetras, 03 mastologistas, 02 ecografistas, 01 endocrinologista, 02 neonatologistas, 02 vasculares, 01 gastropediatra, 01 neuropediatra, 01 pneumopediatra, 01 enfermeira, 05 auxiliares de enfermagem, 01 nutricionista, 01 assistente social, 01 psicólogos e 02 auxiliares administrativos.
    Nos atendimentos de saúde da mulher são realizados atendimentos de pré-natal de alto risco, cirurgias ginecológicas, avaliações de alterações de mama, tratamento aos preventivos de câncer com alterações, ultrassom obstétricas, ultrassom de tireoide, orientações para as pacientes que manifestarem a vontade de realizar a Esterilização Cirúrgica, laqueadura, atendida livre demanda para aconselhamento, doppler vascular geral e serviços de apoio ao programa Infância Mais Amor.
    Além disso, são oferecidas as atividades de incentivo ao Aleitamento Materno e o Serviço de Apoio para Gestantes, com acompanhamento multiprofissional de nutricionista, endocrinologista, psicóloga e angeologista. Os pacientes (mulheres e crianças) são encaminhados através dos Centros de Saúde da Família dos bairros, aonde os médicos e enfermeiras realizam o primeiro atendimento e se for detectada alguma intercorrência que caracterize alto risco, o paciente é encaminhado à Clínica da Mulher.
    São realizados em média:
    • Acompanhamento a 300 gestantes em alto risco eminente;
    • 50 consultas de avaliação de mama por semana;
    • 50 consultas de avaliação cirúrgica por semana;
    • 24 cirurgias ginecológicas por mês no HRO;
    • Mais 10 cirurgia de mama ao mês;
    • 20 exames de colposcopia semanais, para os exames de preventivos com resultados alterados.
    Nos atendimentos de saúde da criança, são realizados em média 250 a 300 Teste do Pezinho com detecção de 07 patologias feitas pelo Laboratório de Referência, o Lacen; avaliação dos recém nascidos de risco, aqueles que apresentam alguma alteração no nascimento, como baixo peso, alteração neurológica, sífilis congênita, toxoplasmose congênita, gemelariedade, entre outros; também avaliação gastropediátrica para crianças de até 13 anos com alterações como problemas gástricos, refluxo, intolerância, constipação; também neuropediatria para crianças de até 11 anos que apresentem alterações neurológicas; pneumopediatra para crianças de até 13 anos.
    Além dos atendimentos médicos, as mulheres, crianças e gestantes em situação de vulnerabilidade social recebem acompanhamento de enfermeiros, assistente social, nutricionista e psicólogo, através do Programa Infância Mais Amor, que visa orientar as gestantes adolescentes ou em situação de risco e vulnerabilidade social, para os cuidados com o bebê, levando em consideração aspectos como a cultura e vivências da futura mãe e sua família.
    Entre as atividades desenvolvidas pelo programa está o nascimento saudável, incentivo ao aleitamento materno, crescimento e desenvolvimento do bebê e alimentação saudável. O Programa Saúde Infância Mais Amor, ao lado da Saúde da Família, é uma das estratégias direcionadas a gestantes em situação de vulnerabilidade, com foco principal em gestantes adolescentes.
    dsc-0042 dsc-0013 dsc-0004

    Prefeitura de Chapecó