Saúde Bocal: Chapecó foca na prevenção e resultados aparecem

Saúde Bocal: Chapecó foca na prevenção e resultados aparecem

14 de junho de 2016 Off Por Chapecó



  • A dentista chega na escola com a escova e o bocão. Com a história do leão que cuida dos dentes, ela explica às crianças sobre a importância da escovação. “Vamos pegar a escovinha, passar o brilho e deixar os dentes brilhando”, fala ela às crianças que escutam atentamente. Os pequenos têm várias histórias para contar. “Meu pai não cuidou do dente e ele caiu”, “minha mãe não escovava o dente e precisou colocar massinha”, ou ainda, “se não cuidar direitinho, o bichinho vai comer o dente e o sorriso vai ficar feio”. Entre um bate papo e outro, com brincadeiras e descontração, os pequenos escovam os dentes com flúor e aprendem desde cedo à importância da prevenção.
    Essa ação desenvolvida nas escolas é uma das atividades realizadas pelas equipes de Saúde Bucal do Município. Atualmente, na área da Saúde Pública, Chapecó conta com 55 Cirurgiões Dentistas e 49 ASB (Auxiliares de Saúde Bucal) atuando nos 26 Centros de Saúde da Família e também no CEO (Centro de especialidades Odontológicas). De acordo com Giancarlo Moschetta, toda rede de Saúde Bucal está organizada conforme preconiza o Ministério da Saúde, de maneira que nas Unidades de Saúde são realizados cerca de 700 procedimentos básicos por dia. “Quando necessário um atendimento mais especializado ou específico, os pacientes são encaminhados ao CEO para realização de procedimentos mais complexos”, explicou.
    No CEO são realizados diariamente cerca de 110 atendimentos nas especialidades de Cirurgia, Endodontia (Tratamentos de Canal), Próteses Odontológicas, atendimento de Pacientes Especiais, Odontopediatria, Radiologia, Periodontia e Estomatologia (Diagnóstico de lesões).
    Eficiência e atenção aos tratamentos
    Após extrair dois dentes, Alberto Ernesto Jung começou a apresentar dores e machucados na boca. Foi atendido no CEO, fez uma biopsia e descobriu um Câncer de Boca. Passou por cirurgia, segue em acompanhamento e tratamento, e aguardando a completa cicatrização para fazer uma prótese. “Eu sempre fui muito bem atendido. Agradeço muito as equipes que me atenderam. Eu sempre brinco dizendo que o dentista que me atendeu foi um anjo em minha vida, descobriu a minha doença e agora me ajuda na recuperação”, comemorou.
    Fernando Luis Peron tem 22 anos e é filho de Loide e Claiton Peron. Ele tem deficiência física e mental e é um dos pacientes atendidos no CEO, na especialidade de Pacientes Especiais. A mãe explica que Fernando recebe atendimento no CEO há 10 anos, e sempre que ele tem uma consulta ou avaliação ela participa para deixar o filho mais tranquilo durante os procedimentos. “Sempre foi o mesmo dentista, ele é muito dedicado e atende muito bem o Fernando. Ele fica muito a vontade durante o atendimento”, explicou a mãe. Loide ainda destaca que, sempre que identifica algum problema ou alteração nos dentes de Fernando, agenda um horário, mas de seis em seis meses, ele passa por avaliação. “Fico tranquila quando levo o Fernando no dentista, pois sei a importância de cuidar dos dentes. Nós cuidamos em casa, mas a avaliação do dentista e a aplicação do flúor ajudam a manter a saúde da boca de meu filho”, comentou.
    Prêmios e índices de destaque
    De acordo com a Secretária de Saúde de Chapecó, Caroline Constanci Bettanin, as condições de Saúde Bucal interferem diretamente na saúde geral do individuo, refletindo no bem estar físico, psicológico e social das pessoas em todas as faixas etárias. O Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon complementou que nos últimos anos a Odontologia de Chapecó tem sido destaque em níveis Estadual e Nacional. Segundo ele, o comprometimento dos profissionais que atuam nos serviços, aliado às ações da Gestão Pública Municipal, resultam na melhoria dos índices de saúde bucal da população chapecoense. “Chapecó teve posição de destaque Estadual e Nacional ao receber em 2014 e 2015 o Prêmio Brasil Sorridente como Melhor Odontologia do Estado de Santa Catarina e ficar entre as três melhores do país em municípios com população de 50.000 a 300.000 habitantes”, comentou o Prefeito.
    A Secretária Caroline relata ainda os índices e as melhorias que a saúde bucal conquistou. Ela enfatiza que essa evolução foi comprovada no último levantamento epidemiológico realizado no município em 2014. “Por exemplo, nas crianças de 06 e 12 anos, houve redução no índice de CPO-D (Dentes – Cariados, Perdidos e Obturados) e aumento no número de crianças livres da cárie, em relação ao mesmo levantamento realizado em 2008”, comemorou. Caroline comenta também que a dedicação dos profissionais de Chapecó, aliada a características como assiduidade, baixa rotatividade profissional, resolutividade, produtividade e grande número de atendimentos diários, refletem e justificam os resultados obtidos pela Odontologia Pública de Chapecó.
    O Gerente de Saúde Bucal de Chapecó, relata que além da atuação das Equipes de Saúde Bucal nos atendimentos no consultório, são realizadas ações coletivas junto a diferentes grupos populacionais (Hipertensos, Diabéticos, Gestantes, Bebês), participações em Mutirões e Campanhas Preventivas de Câncer Bucal, visitas domiciliares, atividades preventivas de Educação em Saúde nas escolas. “Os números são significativos. Para se ter uma ideia, em 2015 foram realizadas 96 mil escovações dentais supervisionadas pelos dentistas nas escolas municipais e estaduais de Chapecó, conseguindo assim, maior alcance das ações e proporcionando melhor qualidade de vida à população”, comentou.
    gedc0798 gedc0786 gedc0771 gedc0767 gedc0764

    Prefeitura de Chapecó