Prefeitura desenvolve ações de prevenção as drogas

Prefeitura desenvolve ações de prevenção as drogas

28 de junho de 2016 Off Por Chapecó



  • Os problemas envolvendo o consumo indevido de drogas, constatado nas últimas décadas, ganharam dimensões tão graves que atualmente são considerados como um dos maiores desafios em saúde pública. Seus efeitos desastrosos se tornam mais nítidos quando observamos os índices de acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade.
    Com intuito se sensibilizar o sociedade mundial em torno desta problemática a  Organização das Nações Unidas (ONU), designou o dia 26 de junho como o Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas. O Brasil adotou como o Dia Nacional de Combate às Drogas. A ONU define droga como qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento (OMS). Durante os últimos anos a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde tem desenvolvido uma série de estratégias voltadas à prevenção as drogas bem como ao atendimento de dependentes químicos e seus familiares.
    A partir deste trabalho, Chapecó conta com uma das Redes de Saúde Mental mais bem estruturadas do país, integrada pelos seguintes profissionais, médicos psiquiatras, clínico geral, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicopedagogo, pedagogos, auxiliares administrativos, auxiliares de serviços gerais, além de estagiários. Um balanço aponta que somente nos primeiros meses de 2016 foram realizados cerca de 5.080 mil atendimentos voltados a dependentes químicos no CAPS AD III 24 Horas – Centro de Atenção Psicossocial Alcool e Drogas. Este serviço teve sua implantação no ano de 2013, juntamente com a Unidade de Acolhimento. Ambos os serviços são oferecidos 24 horas de segunda a segunda-feira. “As estratégias desenvolvidas somadas a estrutura disponibilizadas, sem sombra de dúvida, potencializam as chances de recuperação dos usuários. A partir deste entendimento estamos sempre desenvolvendo ações voltadas ao retorno destes pacientes para o convívio social”, assinala a Secretária de Saúde Caroline Constanci Bettanin.
    Atualmente a Rede de Saúde Mental de Chapecó esta organizada a partir dos seguintes serviços:
    • Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II.
    • Centro de Atenção Psicossocial para infância e adolescência – CAPSi II
    • Centro de Atenção Psicossocial para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas – CAPS AD III 24 horas,
    • Unidade de Acolhimento Adulto – Tem como objetivo oferecer acolhimento voluntário para pessoas em situação de vulnerabilidade social e familiar.  Acolhe e oferece cuidados contínuos e protetivos para até 10 pessoas maiores de 18 anos de idade. A permanência no serviço é de caráter voluntário.
    Resultados obtidos a partir da Rede de Saúde Mental
    • Diminuição de internações de dependentes químicos fora do domicílio, de acordo com orientações técnicas do Ministério da Saúde;
    • Redução de internações de usuários com transtornos mentais graves em leitos hospitalares;
    • Ampliação do atendimento no período noturno, finais de semana e feriados aos usuários que necessitam de cuidado intensivo;
    • Articulação entre os serviços de Saúde Mental, passando a garantir o atendimento integral e humanizado dos usuários;
    • Garantia de um espaço residencial transitório aos usuários dependentes químicos e portadores de transtornos mentais graves, conforme orientação técnica.
    Trabalho desenvolvido
    Os CAPS e a Unidade de Acolhimento garantem também a continuidade do tratamento dos egressos de internação psiquiátrica, que necessitam de acompanhamento multiprofissional e interdisciplinar para garantir suporte social e familiar, além do preparo do paciente ao convívio social, por meio de atividades artístico cultural, envolvendo ações intersetoriais. Além do atendimento individual (prescrição de medicamento, psicoterapia, orientação) são desenvolvidas atividades e oficinas terapêuticas, como por exemplo: oficinas expressivas/oficinas de Imagens (produção de fotografias, vídeos, depoimentos e textos/jornais); oficina de música e jogos (aulas de violão e jogos educativos); oficina de atividade física; artesanato e pintura, decoração; oficinas temáticas; atividades em grupos entre outras.
    15082013-capsad24horas-2- 15082013-capsad24horas-1-

    Prefeitura de Chapecó