Inscrições abertas para a Semana da Música de Chapecó

Inscrições abertas para a Semana da Música de Chapecó

28 de junho de 2016 Off Por Chapecó



  • Estão abertas as inscrições para as oficinas da 10ª Semana da Música de Chapecó. Integram a programação quatro atividades de capacitação envolvendo as temáticas: harmonia experimental, criação e filosofia musical, piano e canto popular.

    Para inscrever-se os interessados devem ir à sede da Escola de Artes de Chapecó, na Avenida Nereu Ramos, 729D, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 21h45 e nas sextas-feiras das 8h às 12h e das 13h às 19h. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Dentro os objetivos do evento está oportunizar o conhecimento, aperfeiçoamento de técnicas e experiências para músicos profissionais e amadores.

    Oficinas disponíveis:

    “Criação E Filosofia Musical”, com Alegre Corrêa – 40 vagas.

    A oficina é destinada a profissionais e estudantes de música com nível de conhecimento intermediário ou avançado em qualquer instrumento. Cada participante deverá levar seu instrumento e respectivos acessórios (amplificador, cubo, cabos, etc). Os participantes terão contato com assuntos voltados à filosofia, percepção funcional da música e criação musical. O profissional que conduzirá o processo tem como função o estímulo à criação, iniciada a partir das propostas surgidas do grupo, que será problematizada com o objetivo de pensar a organização dos elementos musicais criados. Ao final das oficinas os participantes terão feito até duas composições e terão conversado sobre as temáticas: Motivo melódico; Contraponto; Harmonia; Orquestração; Improvisação; Composição; Arranjo.

    “Piano”, com Luiz Gustavo Zago – 20 vagas.

    Masterclass de Piano direcionada a estudantes da área.

    “Canto Popular”, com Silvio Mansani – 30 vagas.

    Podem participar cantores, compositores-cantores, alunos de canto, músicos e outros interessados em canto popular, com ou sem conhecimento técnico-musical prévio, com idade mínima de 15 anos. Serão trabalhadas técnica vocal na música popular: postura, respiração, apoios, aquecimentos e manutenção, registros, ressonâncias e percepção. Ainda contexto histórico da música vocal popular no Brasil e interpretação na canção brasileira. Audição comentada de exemplos e Masterclass para até 5 alunos participantes.

    “Harmonia Experimental”, com Roberto Goliszewski.

    Voltada a estudantes de música a partir de 11 anos que tenham conhecimento de intervalos musicais, tonalidade e classificação dos intervalos. A oficina tem como objetivo propiciar a prática da escrita harmônica a 4 partes ou vozes, soprano, contralto, tenor e baixo. Tem como abordagem inicial conhecimentos teóricos como: escalas e intervalos, tríades, progressão harmônica, tonalidade e modalidade.

    Prefeitura de Chapecó