Inverno chegou junto com as doenças da estação

Inverno chegou junto com as doenças da estação

28 de junho de 2016 Off Por Chapecó



  • O inverno chegou acompanhado de uma série doenças oportunistas da estação. Com as baixas temperaturas a tendência é que as pessoas busquem ambientes mais fechados, um panorama que em nada contribui a favor da saúde. Os ambientes com pouca ou sem ventilação são os ambientes perfeitos para a propagação de vírus e bactérias.

    Conforme a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Chapecó, Paula Senna da Silva, destaca que os malefícios são principalmente sentidos pelo sistema respiratório. Os sintomas em sua grande maioria são os mesmos: coriza, obstrução nasal, diminuição do olfato e da gustação, nariz entupido, rouquidão, febre e dores pelo corpo.

    “Uma grande maioria da população fica tranquila diante de qualquer um destes sintomas, atribuindo para um simples, resfriado ou inflamação de garganta. Uma coisa é certa, mais que saber diferenciar estas doenças é importante estar atento à prevenção” alerta.

    Qual são as doenças oportunistas da estação?

    Resfriado trata-se de uma infecção causada pelo rinovírus e acomete principalmente nariz e garganta. Sua transmissão é feita pelo contato com outras pessoas via tosse, espirro, a própria fala ou até objetos contaminados.

    Gripe é um problema respiratório causado pelo vírus influenza. Contrariando a crendice popular não tem nenhuma relação com o resfriado. Sua identificação se dá através da atenção aos sintomas: febre alta, tosse, secreção nasal, dor de garganta, dores pelo corpo e cansaço físico.

    Paula não descarta o papel fundamental da higiene e lavagem das mãos na prevenção, paralelo com a redução do contato com pessoas sintomáticas e não permanecer em ambientes sem ventilação. A vacinação contra a gripe é a mais eficaz estratégia de prevenção, tendo como público-alvo, idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, pessoas com doenças crônicas.

    Os pacientes com Asmas e Rinite devem redobrar os cuidados nesta estação do ano, pois a tendência é de agravamento em consequência a baixa umidade do ar.

    Como se não fosse o bastante para apenas uma estação existem outras doenças, mais preocupantes, como o sarampo, meningite, poliomielite e caxumba. Tratam-se de doenças causadas por vírus, bactérias e fungos. Adultos que ainda não foram vacinados com a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) devem aderir à imunização. Após a aplicação da vacina, o sistema imunológico leva, em média, 15 dias para ficar protegido. A caxumba também possui uma evolução benigna, mas pode ocorrer algumas complicações se não for devidamente tratada, como inflamação dos testículos e dos ovários.

    saude1 saude2

    Prefeitura de Chapecó