Aeromédico: Chapecó oferece serviço inédito de resgate aéreo

30 de junho de 2016 Off Por Chapecó



  • O dia 29 de dezembro de 2015 é uma data marcante na vida de Domingos José Zordan de 66 anos. Nesse dia ele teve um infarto. Foi atendido no primeiro momento na UPA em Chapecó, foi estabilizado e encaminhado ao HRO – Hospital Regional do Oeste. Chegando lá o médico diagnosticou o infarto. “Hoje não tenho nenhuma sequela porque o atendimento foi rápido e se não fosse a equipe do SARA estar ali naquele momento eu não sei o que seria”, comentou. Nesse dia, a equipe do SARA– Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico – estava chegando no HRO com outro paciente e já levou Domingos para o hospital em Xanxerê. “Menos de 15 minutos eu já estava no hospital recebendo os atendimentos que precisava, se tivesse que ir de ambulância, talvez não tivesse sobrevivido”, destacou. Hoje está bem de saúde, segue fazendo alguns acompanhamentos e, por orientações médicas, realiza atividades que fazem ele se sentir útil e bem consigo mesmo. “Sou formado em Direito, agora estou cursando algumas disciplinas no curso de Filosofia. Quero viver e fazer o bem para os outros”, destacou.
    SARA
    Implantado em dezembro de 2015, o SARA – Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico, já mostrou seu diferencial, especialmente no tempo resposta dos resgates, pela agilidade do transporte de pacientes, as chances de salvamento e na diminuição das sequelas dos pacientes. De acordo com Alexsandro Marcos Rosa, médico e coordenador do serviço, o SARA é o primeiro serviço de resgate aéreomedico, de Santa Catarina, e possivelmente do Brasil, bancado pelo município. “Esta é uma iniciativa inédita resultado dos esforços concentrados entre governos Municipal, Estadual juntamente com SAER-FRON da Policia Civil. Através da parceria com a Polícia Civil, atendemos uma extensa área de abrangência, desde Ponte Serrada até Dionísio Cerqueira, realizando resgates em acidentes no trânsito, auxílio ao SAMU nas transferências de pacientes e ainda quando somos acionados pela Policia”, explicou.
    Ele comenta ainda que os plantões do SARA são realizados das 07 às 19 horas, sempre respeitando as condições climáticas para realizar os voos. O serviço pode ser acionado pelo SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Civil, Rodoviária Federal e Estadual. “Ainda somos um serviço novo, estamos engatinhando mas seguindo para evoluir. Aos poucos as instituições estão entendendo nosso trabalho e nos chamando para auxiliar nos resgates. Estamos sempre a disposição para auxiliar”, esclareceu. Ele destaca ainda que atualmente a equipe do SARA é formada por sete médicos e cinco enfermeiros, todos capacitados e preparados para os resgates, todos com experiência de atendimento de urgência e emergência. Por ser um serviço com várias peculiaridades e de alto risco, ele destaca a importância a constante atualização dos profissionais e a manutenção da aeronave. “Em média, a cada quatro meses, o helicóptero para por 10 dias para revisões obrigatórias. Já os profissionais recebem cursos e treinamentos, o nosso próximo passo, será os resgates com rapel, para realização de atendimentos em locais restritos e com difícil acesso”, adiantou.
    O médico comenta que nesses primeiros meses de atendimento já realizaram inúmeros atendimentos marcantes, como os resgates de acidentes no trânsito, a transferência de um recém nascido que precisava de cirurgia urgente, porém, para ele, todos os resgates são marcantes. “É muito gratificante salvar vidas. Depois do resgate, quando você sabe que o paciente está bem é muito especial para nós, e você consegue perceber a importância do serviço para salvar vidas e também para recuperação dos pacientes”, esclareceu.
    Para Darlan Enir Reitz, Comandante de Aeronave da Polícia Civil, desde que a parceria entre o município e a policia iniciou, a comunidade recebeu muito bem esse serviço, pois entendeu a importância dele, um serviço que tem por finalidade otimizar o atendimento e agilizar o deslocamento de pacientes graves, visando minimizar os riscos de morte das vítimas de acidentes ou outras ocorrência de coloquem em risco a saúde dos pacientes. Ele enfatiza que o SARA agregou uma importante atividade ao SaerFron, que tinha suas ações focadas no Policiamento de Fronteira e agora também consegue auxiliar no salvamento de vidas. “A agilidade que a aeronave tem para chegar aos locais contribui para salvar os pacientes e auxiliar nos momentos em que a comunidade mais precisa”, enfatizou.
    O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, afirma que mais uma vez o município demonstra seu potencial de inovar através da união de forças em prol do bem estar da população. “Assim como em 2005 implantamos o primeiro SAMU do interior do Estado agora saímos na frente mais uma vez e colocamos a disposição da comunidade o SARA, que será referência para o Brasil”, declarou. Ele destaca que esse serviço busca assegurar maior agilidade no atendimento das vítimas transportadas em aeronaves, mantendo o padrão da assistência ao paciente sendo direcionado ao sistema referenciado para a especialidade necessária em cada caso. “Salvar vidas, pensando nisso, não medimos esforços para a efetivar e manter esse importante serviço para nossa região”, finalizou.

    Prefeitura de Chapecó