No topo do mundo: Mithyuê é campeão mundial de futsal no Catar

No topo do mundo: Mithyuê é campeão mundial de futsal no Catar

30 de junho de 2016 Off Por José Carlos de Linhares



  • Com sua equipe, o Magnus Futsal de Sorocaba (SP, o atleta chapecoense conquistou a Copa Intercontinental da modalidade

    Chapecó (30.6.206) – Após superar desafios, enfrentar as mais inconvenientes e adversas situações, recomeçar para “reaprender” readequando-se o futsal, o atleta chapecoense Mithyuê conquista o mundo das quadras. Esse reencontro exigiu esforço, sacrifícios, concentração e trabalho até a exaustão. Sem jamais ter desacreditado que poderia voltar a render e produzir em alto nível, qualidade mantida antes de ter migrado e permanecido por seis anos no futebol, Mithyuê ressurgiu para ser uma referência do futsal brasileiro.

    O maior desafio de sua carreira terminou com a conquista do prêmio maior. Com o Magnus de Sorocaba – SP, sua atual equipe, foi campeão da Copa Intercontinental de Futsal. A competição, realizada em Doha, Catar, foi disputada pelas oito melhores equipes de futsal do planeta. Na final estavam duas equipes brasileiras: o Magnus e a ACBF, de Carlos Barbosa – RS. A equipe gaúcha, com 40 anos de vida, é detentora de dois títulos mundiais e agora três vezes vice-campeã mundial.

    Para ficar com o inédito título, o Magnus enfrentou times de ponta do futsal mundial como o Movistar Inter e Barcelona atuais campeão e vice-campeão da Espanha. Foram cinco jogos com quatro vitórias (4 x 2 sobre o Benfica – Portugal; respectivamente 1 x 0 e 3 x 2 – nos pênaltis – sobre os espanhóis e uma derrota para o Al Rayyan, Catar, pelo placar de 4 x 2. Na grande final Magnus e ACBF empataram em dois gols no tempo regulamentar. O período de prorrogação acabou favorecendo a equipe do interior paulista por 4 x 3 com um dos gols sendo marcado por Mithyuê aos 60 segundos do primeiro tempo suplementar.

    Como expressar – Com o trunfo conquistado agora o chapecoense integra o seleto grupo dos campeões mundiais interclubes, da modalidade. “É um sentimento de extrema e contagiante alegria, é a satisfação do dever cumprido”, destaca o ala direito do Magnus. “Não é possível definir esta sensação com palavras, apenas vive-se o indescritível momento sem poder materializa-lo externamente” disse o atleta. “Mas tudo é muito bom, é maravilhoso”, resumiu.

    Este era o único titulo que faltava na galeria de troféus de Falcão, 39 anos, quatro vezes o melhor atleta de futsal do mundo. Com exceção a este, ele havia ganhado todos os títulos possíveis na modalidade. Falcão, o maior nome da história do futsal, deve parar de jogar no final do ano. Encerra a exemplar e vitoriosa carreira com completo ciclo numa modalidade esportiva. Ele não tem mais nada a ganhar no quesito título.
    – Foto: Mithyuê comemora com a equipe o inédito título mundial, na Ali Bin Hamad Al Attiya Arena, em Doha

    Assessoria de Imprensa