Capacitação: Curso mostra ferramentas para reduzir acidentes de trabalho na indústria da construção

Capacitação: Curso mostra ferramentas para reduzir acidentes de trabalho na indústria da construção

3 de outubro de 2016 Off Por José Carlos de Linhares



  • Especialista no setor vai apresentar técnicas e métodos para gerenciamento de riscos

    Chapecó (3.10.2106) – Entender a gestão em SST (Saúde e Segurança no Trabalho) como ferramenta para a redução dos acidentes de trabalho. Este é o tema central do curso que a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Oeste – AEAO promove nesta semana em Chapecó. O curso é destinado a público composto por profissionais do sistema Crea/Confea, engenheiros de segurança do trabalho, empresários da indústria da construção, estudantes de engenharia e técnicos. Também está aberto a outros interessados.

    O curso de capacitação profissional, Segurança do Trabalho na Indústria da Construção: técnicas e métodos para gerenciamento de riscos vai ser ministrado nesta quinta (6) e sexta-feira (7). No total tem carga de 12 horas/aula. As inscrições, limitadas a 40 participantes, estão abertas e podem ser confirmadas na própria Associação ao custo de R$ 200,00 para sócios em dia com a anuidade e R$ 400,00 para não sócios da AEAO. No valor estão inclusos o material digital e coffee break.

    O instrutor de treinamento será o engenheiro mecânico e de segurança no trabalho Juliano Martins e Souza. Ele é especialista em engenharia de segurança do trabalho, pós-graduado em engenharia de produção gestão da qualidade e produtividade. É, ainda, especialista em engenharia clínica, docente nos cursos de pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho para várias universidades e possui aperfeiçoamento em Norma Regulamentadora NR-12 para fabricantes de máquinas e equipamentos.

    Instrumento – A capacitação vai apresentar ferramentas para o desenvolvimento e aplicação de práticas seguras no gerenciamento da segurança e saúde na indústria da construção civil. Também, indicadores da área permitindo ao profissional acompanhar a evolução de performance de seus canteiros de obras e de sua empresa. Souza explica que ofertará subsídios para elaboração de planilha de fácil manuseio, de simples atualização e demonstração instantânea dos principais indicadores do setor a partir de tabelas e gráficos.

    O conteúdo abordará programas e serviços que envolvem a saúde e segurança no trabalho, as legislações e correta aplicabilidade. O instrutor explica que os participantes receberão informações precisas a respeito de tudo o que envolve o mundo do trabalho. Mostra que com as recomendações comportamentais a serem expostas e adoção de medidas protecionistas, será plenamente possível reduzir o expressivo volume de acidentes de trabalho que ceifam vidas e causam prejuízos econômicos incalculáveis ao Governo e ao complexo empresarial.

    – Foto: O engenheiro mecânico e de segurança no trabalho, Juliano Martins e Souza, será o instrutor do curso

    JC Linhares Assessoria & Comunicação