Caminhão de combustível que tombou e pegou fogo será responsabilizado por dano ao meio ambiente

Caminhão de combustível que tombou e pegou fogo será responsabilizado por dano ao meio ambiente

24 de outubro de 2016 Off Por Chapecó



  • Chapecó – Nesta segunda-feira, 24, segundo testemunhas por volta das 07h40, caminhão da Transportadora de combustível de Três Palmeiras – RS, conduzindo 44 mil litros de combustível inflamável, tombou na rodovia SC 480 que dá acesso ao Distrito do Goio-ên em Chapecó-SC.

    Com o acidente houve o vazamento do combustível, que logo após incendiou atingindo aproximadamente 600m² de vegetação nativa ao lado da rodovia, e também, parte atingiu o lago do rio Uruguai.

    Acionado o 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental em Chapecó, que verificou as medidas de segurança ambiental, e quanto à responsabilidade da Transportadora envolvida, em fazer a contratação de empresa especializada para realizar a contenção e retirada do efluente.

    Também a Polícia Militar Ambiental fez coleta do material, e caracterizações para análise de possível poluição hídrica.

    Segundo o comandante da PMA, Tenente Coronel Jorge Luiz Haack, após as análises do material coletado será elaborado pelo 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental em Chapecó o processo Administrativo para apuração das infrações ambientais e o processo crime para a justiça que será encaminhada via 9ª Promotoria de Justiça do Meio ambiente de Chapecó.

    Caso confirmado à poluição hídrica conforme o Dec Lei 6514/2008 Art 61 há previsão de multa no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais) até R$50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais), além da reparação dos danos ambientais e detenção de 1 a 5 anos.

     

    Fonte: Cidadão no Comando