Reeleita: Trabalhador consagra, nas urnas, administração de Izelda Oro

Reeleita: Trabalhador consagra, nas urnas, administração de Izelda Oro

10 de novembro de 2016 Off Por José Carlos de Linhares



  • Percentual de 90% do eleitorado reelegeu a presidente do Siticom para novo mandato de cinco anos

    Chapecó (10.11.2016) – A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó – Siticom foi eleita na quarta-feira (9) por exatos 89,84% dos eleitores. A atual presidente Izelda Teresinha Oro se reelegeu para o mandato “que será ainda mais produtivo”, assegura. A sindicalista concorreu com a chapa “Sindicalismo de Respeito e Responsabilidade”. A data de posse da composição diretiva que administrará o sindicato na próxima gestão ainda não está definida.

    A eleição transcorreu em clima de total normalidade. Dos 1.616 trabalhadores e trabalhadoras filiados ao sindicato, 1.271 tinham direito de votar. Destes 775 ou 60,98% compareceram às urnas, mesmo com o voto não sendo obrigatório. Seis urnas foram disponibilizadas ao recolhimento dos votos. Uma fixa foi instalada na sede do Siticom, outra ficou exclusivamente no Município de Coronel Freitas e as demais percorreram os locais de trabalho na base territorial do sindicato.

    O Siticom adotou cédula com as opções “sim” ou “não” à chapa candidatada “para oportunizar maior liberdade de expressão e democracia às urnas”, justificou o assessor jurídico do sindicato André Fossá. Dos 775 votantes, 697 disseram “sim” (89,84%), 73 “não” (9,42%), um voto foi branco (0,13%) e quatro nulos (0,51%). Em breve análise sobre os números a dirigente sindical disse que se sente “reconhecida pelos trabalhadores e trabalhadoras” que confiam em seu trabalho e em seu caráter. Declara que continuará “aguerrida e defensora da classe trabalhadora” sempre de forma “convicta, transparente e direta”.

    Para ela os votos “não” significam “um grande estímulo ao constante melhoramento da forma de atuação sindical”. Requerem “ainda maior empenho” para levar ao trabalhador e à trabalhadora “uma prestação sindical eficaz e proativa”. Destaca que as marcas de sua gestão são “a seriedade, a transparência, a ideologia e o amor à defesa dos interesses e direitos das categorias profissionais” da construção, mobiliário, cerâmicas, olarias e marmorarias.

    Renovação – Comparada à última eleição, dobrou o número de membros à direção, exigência determinada pela reforma estatutária promovida. Antes eram seis diretores. Neste pleito o número passou a doze pessoas para diretoria e conselho fiscal. Em relação a atual diretoria “houve substancial renovação”, explica a presidente reeleita. A chapa eleita possui oito novos trabalhadores e trabalhadoras. O aumento participativo é fruto da gestão “democrática e visionária” da presidente. Izelda enfatiza que a intenção é sempre “fazer evoluir e crescer o sentimento coletivo e participativo da entidade sindical”.

    A liderança maior dos profissionais manifestou “carinhoso agradecimento” aos trabalhadores e trabalhadoras que depositaram seu voto de confiança na chapa “Sindicalismo de Respeito e Responsabilidade”. Reforçou o convite a todos que procurem o Siticom efetivem a filiação para participarem de uma entidade sindical “forte, unida, atuante e honesta”.

    Os eleitos – Primeiro presidente Izelda Oro, segundo presidente Altair Costa, primeiro secretário Jorge Lopes e segundo Edenilce Cassaniga. Primeiro tesoureiro Ivone Figueiró, segundo Zauri Cordeiro. No Conselho Fiscal efetivo estão Ademir Mesacasa, Vanderlei Rohden e Arlindo Sbardelotto. Na suplência Beatriz Silva, Ademir Martini e Roseli Pelegrin. Izelda e Altair são os delegados representantes junto a Federação.

    – Foto: Os novos diretores do Siticom eleitos pela maioria absoluta dos votos da categoria profissional

    Assessoria de Imprensa Siticom