Vacinas HPV e Meningite C em Chapecó

Vacinas HPV e Meningite C em Chapecó

10 de janeiro de 2017 Off Por Chapecó



  • As vacinas de HPV Quadrivalente (para meninos) e a Vacina meningocócica C foram incluídas no Calendário Vacinal de 2017.

     

    A Vacina de HPV Quadrivalente já era oferecida desde 2014 para meninas e a partir de 2017 será oferecida também para os meninos. A expectativa é vacinar em Chapecó 3.300 meninos de 12 e 13 anos. Desde 2014, foram aplicadas 15.500 doses de vacina para meninas de 09 a 14 anos. Para receber a vacina basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima. Tanto para os meninos, quanto para as meninas, são duas doses da vacina; a segunda, 06 meses a partir da primeira dose. As meninas que ainda não realizaram a segunda dose e que ainda não completaram 15 anos de idade devem procurar o posto de saúde.

     

    De acordo com e Andrea Mocelin, enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Chapecó, o objetivo da vacinação do público masculino é prevenir os cânceres de pênis e verrugas genitais. Além disso, por eles serem os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, ao receberem a vacina, os homens colaborarão com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, prevenindo também casos de cânceres de boca, orofaringe, bem como verrugas genitais em ambos os sexos.

     

    Já a Vacina meningocócica C é direcionada para meninos e meninas de 12 e 13 anos de idade. Essa vacina era realizada em três doses para crianças de até 01 ano de idade. A ausência de anticorpos em adolescentes têm exigido novas estratégias de imunização. O público alvo dessa vacina poderá procurar a Unidade de Saúde mais próxima para receber a vacinação. “Ambas as vacinas tem um público etário bastante semelhante, por isso, quando procurarem o posto de saúde, já poderão receber as duas vacinas”, comentou.

     

    Em Chapecó, são 26 Centros de Saúde da Família que atendem das 07h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

     

    Importante levar a caderneta de vacina e não se esquecer de um documento de identificação.