Aulas iniciam com entrega de novo CEIM em Chapecó

Aulas iniciam com entrega de novo CEIM em Chapecó

13 de fevereiro de 2017 Off Por Chapecó



  • O início das aulas na rede municipal de ensino de Chapecó foi marcado pela entrega no novo Centro de Educação Infantil Municipal Oracilio Costella, no Loteamento Colina do sol, no bairro Efapi. A entrega da obra aconteceu às 9h, com a presença de autoridades, da comunidade e de familiares do Sr. Oracílio Costella, figura pública que dá nome ao novo espaço educativo.

    Com uma estrutura lúdica, a unidade escolar oferece às crianças 8 salas de aula, 1 sala de informática, 1 sala multiuso, 1 sala de professores, 1 sala de gestão, 1 sala de reunião, 2 depósitos, 1 lavanderia e 1 cozinha. A área total é de 4.504,69m, sendo que a área construída soma 1.118,00 m². O valor total do investimento é de R$ 1.480.434,63.

    Serão beneficiadas, neste primeiro momento, 140 crianças já matriculadas no antigo CEIM Colina do Sol. De acordo com informações da  Secretaria de Educação serão abertas mais 150 vagas, definidas conforme estudo de demanda da região da Grande Efapi, para melhor atender os moradores do bairro.

    “Começamos bem este ano letivo, com uma equipe motivada, capacitada e oferecendo um ambiente saudável e de qualidade para as crianças aqui do loteamento Colina do Sol. Essa é uma boa maneira de levantarmos a autoestima da nossa comunidade para o ano de 2017. Essa obra não é do prefeito, nem da Secretaria de Educação, é da comunidade que está sendo  beneficiada com este novo espaço”, disse o Prefeito Luciano Buligon.

     

    Rede Municipal de Ensino

    As aulas iniciaram em 83 instituições educativas de Chapecó. Mais de 20 mil alunos da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos foram recebidos com atividades diferenciadas. Na EBM Sereno Soprana um teatro foi preparado pela bibliotecária para acolher os estudantes, descontrair o primeiro dia de aula e gerar interação entre a comunidade escolar.

    “Sempre pensamos em nosso aluno como sujeito na construção da aprendizagem. Sabemos o quanto serem bem acolhidos influencia no andamento deste início de bimestre e na visão que os estudantes constroem da escola. Por isso todas as instituições se planejaram com atividades especiais para este primeiro dia de aula”, destacou o Secretário de Educação, Igor Girotto..

    Para Darci Gasparetto, pai do Mateus, aluno da EBM Sereno Soprana, a expectativa para este ano letivo é muito boa. “Como pais, esperamos sempre o melhor da escola, que o empenho da parte dos professores continue o mesmo, que nossos filhos sejam cobrados na questão da aprendizagem e que seja um ano muito produtivo”, finaliza.

     

    Quem foi Oracilio Costella

     Aos 24 anos mudou-se para Chapecó, atuando como professor em escolas públicas e privadas do Município. Foi Secretário Municipal de Educação nos anos de 1973 a 1976, atuou na área do jornalismo, foi professor titular na Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), onde mais tarde tornou-se presidente. Dedicou-se à vida política, em 1996 eleito vereador, e chefe de Gabinete na Prefeitura Municipal em 2005. Atuou como Diretor da Fundação Cultural de Chapecó e Secretário Executivo da Exposição Feira Museu de História e Arte de Chapecó. Oracilio Costella faleceu em junho de 2016, aos 73 anos, tendo contribuído ao longo de sua trajetória com ações especialmente voltadas à educação e a cultura, destinadas à comunidade chapecoense.