Carnaval da Prevenção: Gapa e Secretaria de Saúde orientam foliões

Carnaval da Prevenção: Gapa e Secretaria de Saúde orientam foliões

22 de fevereiro de 2017 Off Por Chapecó



  • A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Grupo de Apoio de Prevenção à AIDS (GAPA) está organizando uma série de estratégias voltadas à prevenção durante o Carnaval 2017. O objetivo é alertar as pessoas e passar dicas de prevenção e cuidados durante a folia. A Campanha de Carnaval de 2017 é direcionada preferencialmente ao público jovem, sem negligenciar outras populações vulneráveis. Os principais objetivos são dar maior visibilidade às questões da prevenção às DST, HIV/AIDS, reforçar a importância do teste e orientar as pessoas a procurar os serviços de saúde em caso de relações sexuais sem preservativo.

    Programação

    A programação iniciou já no dia 25 de janeiro com as reuniões de planejamento e organização. No dia 16 e 21 de fevereiro aconteceu um encontro com profissionais do sexo para orientação e dicas de prevenção no dia a dia da profissão. Entre os dias 20 e 24 de fevereiro, o Bloco da Prevenção estará nas universidades UDESC, UFFS e Unoesc para alertar aos acadêmicos sobre folia segura. No dia 21 de fevereiro o Bloco da Prevenção esteve no Carnaval dos Idosos, no Centro de Cultura e Eventos para alertar os idosos sobre os cuidados na Melhor Idade.

    A programação segue no dia 23 de fevereiro (quinta-feira), das 09 às 12 horas, acontecerá Blitz de Prevenção na Rua Leopoldo Sander, atividade de orientação em parceria com Gapa, Prefeitura de Chapecó e SEST/SENAT.

    Na sexta-feira (24) das 14 às 19 horas a Barraca da Prevenção estará na Avenida Getúlio Vargas. Os parceiros dessa atividade são Fiesc, Sesi, GAPa, Hemosc, Sest Senat, Udesc e UFFS.

    No sábado (25) das 09 às 12 horas a Blitz da Prevenção estará nas sinaleiras dos principais acessos de entrada e saída de Chapecó, com o objetivo de alertar e orientar os foliões que irão festejar em outros municípios. A atividade será realizada em parceira com GAPA, Secretaria de Saúde, Agentes Comunitárias de Saúde, universidades, Aurora, Avicooper I, UDESC, UFFS. As equipes estarão nas ruas Avenida Atílio Fontana x Rua Cunha Porã no Bairro Efapi; Avenida Irineu Bornhausen x Rua Bahia e Rua Olinda no Bairro Palmital; Avenida Getúlio Vargas x Rua Marechal Deodoro da Fonseca no Centro; Avenida Nereu Ramos x Rua Uruguai no Centro; Leopoldo Sander x Rua Ibirama no Bairro Cristo Rei.

    Hospital Dia

    O Serviço de Atendimento Especializado – SAE/HDIA, atende os pacientes em uma estrutura localizada na Rua Borges de Medeiros, 50-E nas proximidades da Arena Condá. Sua área da abrangência contempla além de Chapecó usuários de outros 36 municípios vizinhos pactuados.

    O serviço tem como público atendido usuários/pacientes soropositivos (que tem o vírus do HIV) e seus parceiros que não possuem o vírus, gestantes soropositivas, crianças expostas ao vírus (durante a gestação de mãe soropositiva), vítimas de violência sexual, profissionais que tiveram contato com material biológico (exposição ocupacional) e usuários/pacientes que necessitam de profilaxia pós exposição sexual – PEP.

    O SAE/HDI disponibiliza para o atendimento de 16 profissionais nas áreas de medicina (infectologista e clínico geral), enfermagem (enfermeiros e auxiliares de enfermagem), farmácia, nutrição, psicologia e assistência social. São desenvolvidos atendimentos individuais, trabalhos em grupo, além de atender solicitações de empresas/instituições no que se refere à doenças sexualmente transmissíveis, com enfoque na prevenção da transmissão do vírus HIV.

    O atendimento é das 7h às 19h, sendo que a farmácia que disponibiliza somente medicamentos antirretrovirais[, funcional em horário diferenciado do restante do serviço; das 7h30 as 11h30 e das 13h as 17h.  O telefone de contato é o (49) 3331-2514 e o e-mail: [email protected].

    DADOS DO SAE/HDIA

    (Atualizados em 22/02/2017. Chapecó e outros 36 municípios vizinhos atendidos pelo serviço.

    – Número total de pacientes diagnosticados com HIV+ (desde 1984) e atendidos no serviço: 1846 casos

    – Número total de pacientes em acompanhamento: 991 casos

    – Número total de óbitos: 345 casos

    – Número total de abandonos: 160 casos

    – Número total de transferências: 380 casos

    – Número total de gestantes em acompanhamento: 10 gestantes

    – Número total de crianças em investigação (transmissão vertical): 27 crianças

     

    Masculino Feminino
    15 casos 08 casos
    TOTAL de casos novos em 2017: 23 casos

     

    Masculino Feminino
    03 casos
    TOTAL de óbitos em 2017: 03 casos

     

    Masculino Feminino
    10 casos 03 casos
    TOTAL de abandonos em 2017: 13 casos