Governo de SC lança novo Portal da Transparência; veja como fazer busca

Governo de SC lança novo Portal da Transparência; veja como fazer busca

23 de fevereiro de 2017 Off Por Chapecó



  • Ferramenta permite que o cidadão fiscalize os gastos públicos. Na esfera municipal, ainda há dificuldade para encontrar dados.

    O governo de Santa Catarina lançou nesta terça-feira (21) uma nova versão do Portal da Transparência, ferramenta que permite ao cidadão fiscalizar os gastos públicos. Entre as novidades do site estão uma ferramenta de pesquisa mais acessível e uma espécie de dicionário.

    O novo modelo promete uma linguagem menos técnica e mais interação, a partir de sugestões sugestões do público que participou de uma pesquisa feita no ano passado. Logo na página inicial, é possível selecionar quanto foi gasto com aluguéis, passagens, manutenção dos serviços e diárias de servidores em viagens, por exemplo, em determinado ano.

    No caso das diárias, por exemplo, é possível verificar quais órgãos gastaram mais, e refinar a pesquisa para saber o quanto foi gasto em táxi em um período específico. “É uma ferramenta que ajuda também o gestor, porque afinal transparência é buscar informações confiáveis, é trabalhar com informações confiáveis”, disse o governador Raimundo Colombo
    Para o pesquisador e consultor Fabiano Angélico, o acesso a esse tipo de informação ainda precisa melhorar nos sites de transparência, em geral. “As pessoas encontram informações, mas muitas vezes grandes números. Muitas vezes a preocupação das pessoas está em uma escola específica”, diz o especialista.

    Para Graziela Meincheim, coordenadora da equipe de desenvolvimento no novo portal, os recursos gráficos e ferramentas têm o objetivo de ajudar o cidadão a compreender as informações e acessar os dados de gastos e receitas em poucos cliques.

    Para o especialista, cabe aos cidadãos cobrar esse tipo de informação e fiscalizar para onde vai o dinheiro público. “Infelizmente as pessoas não têm consciência ainda de seu direito à informação”, diz o especialista.

    Fonte: RÁDIO BELOS MONTES