Chapecó começa organizar a SEMPAT 2017

Chapecó começa organizar a SEMPAT 2017

10 de março de 2017 Off Por Chapecó



  • A V Sempat – Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador, que acontecerá de 24 a 28 de abril de 2017 começa a ser organizada pela Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde – CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Na sexta-feira (10) começaram as primeiras reuniões de planejamento e organização com a presença dos coordenadores ou representantes dos Centros de Saúde da Família de Chapecó. A temática Saúde do Trabalhador compõe a agenda do Sistema Único de Saúde – SUS.

    V Sempat

    Em 2017 a Sempat – Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador acontecerá nas postos de saúde dos bairros. Cada um deles escolherá uma empresa em seu território (bairro de abrangência) e através das Equipes de Saúde da Família, desenvolverão ações de promoção de saúde e prevenção da doença com os trabalhadores da empresa escolhida. Entre as ações que serão realizadas estão, verificação de pressão arterial, pesagem, exame de glicemia e testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis.
    O objetivo é ter um panorama de saúde desses trabalhadores. Caso for detectada alguma anormalidade, o trabalhador terá sua consulta médica agendada na unidade de saúde. Além disso, os trabalhadores serão orientados quanto à adoção de práticas seguras no trabalho bem como hábitos de vida saudáveis.
    A Secretaria de Saúde solicita a colaboração dos empresários chapecoenses para que se engajem à Sempat no sentido da promoção em saúde do trabalhador. Importante que as empresas, que forem procuradas pelas equipes de saúde, entendam a importância da prevenção e orientem seus funcionários para que participem das ações que serão desenvolvidas.

    Histórico

    A Sempat tem como objetivo sensibilizar à população sobre a importância da prevenção dos Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais. Instituída em 2012 pela LEI 6.283, a semana prevê que ações de promoção, prevenção e proteção a saúde dos trabalhadores sejam realizadas anualmente no final do mês de abril, coincidindo com o dia 28, Dia Mundial em Memórias às Vitimas de Acidente de Trabalho. Ainda no ano de 2014 foi regulamentada pelo legislativo municipal a Lei do Abril Verde em Chapecó, que vem a reforçar que em todo mês de abril ações de saúde e segurança sejam desenvolvidas no município de Chapecó. Já em 2016, durante a Sempat, foi assinado o Termo de Trabalho Seguro no Município de Chapecó, sensibilizando sua população para ambientes de trabalho saudáveis e seguros.

    CEREST

    O Cerest é uma unidade regional que tem como função fornecer subsídio técnico a toda rede do SUS – Sistema Único de Saúde de Chapecó e 75 municípios da macro região oeste de Santa Catarina. O serviço trabalha sobre dois eixos de atuação: apoio técnico aos serviços de saúde do SUS na orientação quanto a identificação dos processos produtivos acidentadores ou adoecedores, bem como, no suporte técnico as vigilâncias sanitárias de todos os municípios da macro região.
    A equipe do Cerest é multidisciplinar e multiprofissional, composta por 10 servidores: Médicos do Trabalho, Dentista do Trabalho, Enfermeiro, Técnicos de Segurança do Trabalho, Assistente Social, Técnico de Enfermagem e Auxiliar Administrativo. O Cerest atua na perspectiva da identificação de processos de trabalho acidentadores para posterior tomada de ação pelas equipes de vigilância sanitária de cada região.

    GEDSC DIGITAL CAMERA

    GEDSC DIGITAL CAMERA