Motoristas de Chapecó poderão ser multados por videomonitoramento

Motoristas de Chapecó poderão ser multados por videomonitoramento

15 de março de 2017 Off Por Chapecó



  • Sistema de videomonitoramento multará motoristas infratores, em Chapecó. No total, são 350 câmeras espalhadas em diversos pontos da cidade. Será um trabalho conjunto entre Agentes Municipais de Trânsito e Polícia Militar.

    Os Agentes de Trânsito farão o monitoramento através de 183 câmeras, da administração municipal, instaladas em diferentes pontos da cidade. A Polícia Militar já faz o acompanhamento do trânsito, através de 167 câmeras, instaladas, principalmente, para o monitoramento de crimes em Chapecó.

    Conforme o soldado Rifan, a prioridade da PM, no uso do videomonitoramento, continua sendo o combate à crimes, porém, o trânsito passa a ter uma maior observância e consequente autuação de atos infracionais. Entre as infrações mais comuns de trânsito estão falar no telefone celular, enviar mensagens de texto e ultrapassar o sinal vermelho.

    Trata-se de uma determinação do Ministério Público que atende à Resolução nº 471 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, que estabelece a necessidade de intensificar a fiscalização nas vias públicas para inibir a prática de condutas infratoras no trânsito.

    Conforme estabelece o Contran, para que a multa possa ser aplicada por meio do videomonitoramento, é necessário que o local de instalação da câmera esteja devidamente identificado. Por isso, a Prefeitura de Chapecó já realizou a colocação de 49 placas em diversos pontos da cidade, para orientar os motoristas.

    A fiscalização será feita em tempo real e, conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura de Chapecó, somente serão multados os casos em que houver o flagrante, ou seja, a identificação da infração no momento em que ela acontece, mesmo que esta seja observada apenas online.

    Chapecó conta hoje com 12 agentes de trânsito que trabalharão em sistema de rodízio na central de monitoramento, 24 horas por dia.

    Fonte: G1