Projeto trabalha o autoconhecimento na prática em escola no SAIC

Projeto trabalha o autoconhecimento na prática em escola no SAIC

15 de março de 2017 Off Por Chapecó



  • Como ensinar as partes externas e internas do corpo para as crianças? No Centro de Educação Infantil Municipal Mundo Encantado, no Bairro Saic, a professora Franciele Sive construiu um projeto lúdico e divertido para ensinar questões científicas para os pequenos. A partir do projeto “Conhecendo meu corpo e reconhecendo minha importância na sociedade”, os alunos já estão sabendo muito sobre o seu próprio corpo e como tudo funciona.

    Para a aluna Mayara de Lima Rodrigues, de 5 anos, tudo é muito simples: “quando  o sangue vem pro coração ele sai e vai para os pulmões depois volta pro coração e vai para todo nosso corpo. O coração joga o sangue no nosso corpo como um motorzinho de carro”, explica.

    Para que ela e toda a turma do pré-escolar entendesse desse jeito fácil, a professora levou atividades práticas para a rotina da turma.  As veias internas do corpo, por exemplo, foram representadas por canudinhos de plástico. Com um boneco anatômico, observaram as partes internas e puderam tocar, olhar e observar  onde se localiza cada uma. Também foi utilizado um coração de suíno para que os pequenos pudessem visualizar as artérias, veias e sua textura, que é muito parecida com a do ser humano. Com um cartaz do coração, que foi colorido pelas crianças, observaram como acontece a circulação do sangue no nosso corpo e com o auxílio de um estetoscópio, escutaram os batimentos do coração.

     Além de trazer toda a questão cientifica para dentro da sala de aula, o projeto abordou o autoconhecimento. Segundo a professora, isso acontece nas primeiras fases da infância na qual a criança estabelece consciência do seu “eu” como pessoa independente dos demais. “Através dessas atividades as crianças tem a possibilidade de se autoconhecer. Com atividades visuais e perceptivas, as crianças estão entendendo as funções dos principais órgãos e como funciona nosso corpo por dentro”, enfatiza.

    De acordo com a Secretária de Educação, Sandra Galera “aprender sobre o corpo humano é uma etapa muito importante na vida de uma criança. É nesta fase que eles descobrem as diferenças e semelhanças e a importância de respeitar o próximo”, disse.