Educação de Jovens e Adultos também cumpre função social

Educação de Jovens e Adultos também cumpre função social

15 de março de 2017 Off Por Chapecó



  • Aos 75 anos, Seu Lerio Antonio Paz Fernande, resolveu voltar a estudar. Aos poucos, no seu ritmo, ele está aprendendo o que se propôs a fazer: ler e escrever. “Eu voltei porque eu queria muito estudar. Todos os meus irmãos estudaram e eu fui conseguir depois de velho. Eu tenho muita vontade, é um desejo que tenho de aprender ler e escrever”, conta.

    O que ele não imaginava é que, além de saber ler e escrever, seria apresentado pela primeira vez a um computador. “A primeira vez que fui na frente do computador foi emocionante, porque eu achei que nem ia conseguir mexer nas teclas dele. O computador não era estranho, eu vejo o pessoal trabalhando, os vizinhos usando. Mas eu fiquei muito admirado quando a professora disse para nós irmos para o laboratório de informática trabalhar no computador. Eu não esperava, pensei, como que vou fazer?”, conta sobre sua primeira aula de informática.

    Assim como o Seu Lerio, cerca de 700 alunos estão matriculados na Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino. Muito mais do que ensinar português e matemática, os alunos desenvolvem-se integralmente, são apresentados a novas atividades e instigados a construir o conhecimento. De acordo com Secretária de Educação, Sandra Galera, “mais do que ensinar, a Educação de Jovens e Adultos cumpre também uma função social, melhorando a qualidade de vida dos chapecoenses”. A partir disso as aulas são pensadas para inserir os estudantes na comunidade, desenvolver sua autoestima, melhorar sua capacidade de comunicação e, para muitos, serem inseridos novamente no mercado de trabalho.

    “A EJA tem um papel fundamental na conclusão dos estudos. Hoje nossa demanda tem aumentado porque o mercado de trabalho está exigindo deles. O objetivo, além da escolarização, é a melhoria da qualidade de vida do jovem e do adulto. Presenciar essa  descoberta que acontece dentro da escola é muito impressionante, satisfatório, alegre, não sei qual palavra usar para expressar esse momento. A Educação de Jovens e Adultos está indo além da sala de aula”, enfatiza a Gestora da Escola Básica Municipal Paulo Freire, Ivete Zanella.

    Para a professora Mari Lucia Lemes de Almeida, “é a primeira vez que estou trabalhando na EJA, para mim é um desafio também, mas é muito gratificante chegar na escola e ouvir um aluno dizer pra você que conseguiu ler uma placa ou uma frase”, disse.

     

    O que é a EJA

    A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino que recebe os jovens e adultos, maiores de 15 anos que por qualquer motivo não concluíram os anos da educação básica em idade apropriada. É uma alternativa para melhorar a formação do cidadão, instrumentalizando-o para participar e atuar na sociedade contemporânea. Não se resume a transmitir unicamente conteúdos, informações e instruções, abrange sim, processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no mundo do trabalho, na pesquisa, nos movimentos sociais e nas manifestações culturais.

     

    Matrículas

    As matrículas pra as aulas presenciais estão abertas até o dia 31 de março, para as fases I e II. Para os que pretendem fazer o ensino à distância as matrículas reabrem de 04 a 07 abril para novos alunos. Mais informações na Escola Básica Municipal Paulo Freire, anexa a ala Sul da Arena Condá ou pelo telefone 3321 8580, na Secretaria de Educação.