Mutirão de Saúde da Mulher movimenta unidades de saúde em Chapecó

Mutirão de Saúde da Mulher movimenta unidades de saúde em Chapecó

23 de março de 2017 Off Por Chapecó



  • Mediu pressão, conferiu peso, passou por avaliação odontológica, fez o exame preventivo do câncer de colo de útero, foi atendida pelo médico e ainda agendou mamografia. Assim foi a visita de Maria de Lourdes Felippe, de 53 anos, na unidade de saúde do bairro Universitário. Ela aproveitou o turno estendido dos 26 Centros de Saúde da Família realizado durante a semana de 20 a 24 de março para cuidar da saúde.

    Ela comenta que sempre faz os exames de rotina nessa época do ano, pois sabe que pelo mês da mulher, sempre tem ação especifica e não esquece de fazer os exames. Maria trabalha como empregada doméstica durante o dia e com esse horário alternativo, não precisou faltar ao trabalho para buscar a prevenção. “Esse horário noturno é uma ótima alternativa, você sai do trabalho, consegue passar em casa e tem tempo para ir com tranquilidade ao posto de saúde”, explicou.

    A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, estará realizando durante o mês de março, diversas atividades voltadas à saúde da mulher. Integrando o cronograma de atividades voltadas a prevenção de doenças e promoção à saúde feminina acontecerá de 20 à 24 de março a Semana de Saúde da Mulher.

    Durante esses dias, os 26 Centros de Saúde da Família estarão abertos das 18 às 21 horas, visando intensificar as ações e atividades preventivas da saúde da mulher e ainda oferecer um horário alternativo para as mulheres que trabalham durante o dia e não conseguem acessar os serviços de saúde. No sábado (25), a Rede Feminina de Combate ao Câncer realizará mutirão das 08 às 12 e das 13 às 16h30.

    No último mutirão realizado pela Secretaria de Saúde em 2016, foram realizados 1.291 exames preventivos do câncer do colo do útero, 450 solicitações de mamografia e 1.759 testes rápidos para algumas DST’s.

    Exame preventivo

    O exame Preventivo de Câncer de Colo de Útero também conhecido como Papanicolau, tem grande importância para o diagnóstico precoce do Câncer Uterino. Devem realizar a coleta para o exame todas as mulheres com vida sexual ativa, principalmente entre os 20 e 59 anos. Ela deve ser realizada fora do período menstrual, as mulheres devem evitar ter relações sexuais nos três dias que antecedem a realização do exame e também não devem usar duchas e medicamentos vaginais.

    Auto-exame da mama

    Importante também que as mulheres realizem mensalmente o auto-exame da mama. Nele, a mulher conhece o seu corpo e reconhece as alterações que podem ocorrer. O auto-exame dever ser realizado 10 dias após o início da menstruação. Aquelas mulheres que não menstruam mais devem escolher um dia do mês e realizar o exame sempre neste dia.

    GEDSC DIGITAL CAMERA

    GEDSC DIGITAL CAMERA

    GEDSC DIGITAL CAMERA