Alfabetização: Chapecó supera Santa Catarina e o Brasil

Alfabetização: Chapecó supera Santa Catarina e o Brasil

1 de outubro de 2015 Off Por Chapecó



  • Alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Chapecó, com idade média de 8 anos de idade, estão entre os melhores de Santa Catarina e do Brasil, em questões de leitura, escrita e matemática. Os índices foram apurados na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), prova que analisa a aprendizagem de crianças nessa fase, estágio final do processo de alfabetização. No Brasil, cerca de 2,4 milhões de alunos fizeram a prova ANA. Em Chapecó participaram aproximadamente 1,5 mil crianças de 29 Escolas Básicas Municipais urbanas e do interior.
    “Estamos comemorando muito esses resultados, pois a rede municipal garantiu maior porcentagem nos níveis 3, 4 e 5 (confira abaixo o significado de cada uma), o que mostra que os professores e a Administração Municipal estão desenvolvendo um trabalho de qualidade em sala de aula e com as famílias”, explica a professora Astrit Tozzo, Secretária de Educação.
    “Esta avaliação mostra como o trabalho na educação de Chapecó está consolidado. Não é apenas o resultado de uma simples prova, a análise também avalia o trabalho dos profissionais e questões sociais em que a escola está inserida. Por isso estamos comemorando. Existe todo um trabalho pedagógico e social por trás das boas notas do aluno. Significa que a escola está indo bem, que a família está junto com a instituição, que os professores estão realizando um ótimo trabalho e que os resultados estão chegando onde é o nosso principal foco: a aprendizagem das crianças”, enfatiza o Prefeito José Caramori.
    Resultados
    Em leitura, 68% dos alunos chapecoenses são capazes de ler e localizar informações e entender o sentido das palavras; em Santa Catarina, o índice alcançou 68% e no Brasil somente 44%. Em escrita, cerca de 90% dos alunos são capazes de escrever palavras simples e complexas, produzir texto e escrever palavras corretamente; em Santa Catarina, 84%, e no Brasil, 64%. Os resultados evidenciam que a maioria dos alunos está consolidando o processo de leitura e escrita, dentro do que é esperado para a sua idade. Em matemática, 92% dos alunos da Rede Municipal demonstram capacidade de reconhecer cédulas/moedas, identificar gráficos, sequências numéricas e resolver problemas; em Santa Catarina, 57%, e no Brasil, 43%. Estes dados demonstram que os alunos estão desenvolvendo e compreendendo as habilidades de raciocínio lógico-matemático esperados para a idade.
    “É muito importante a aplicação desta prova para que possamos avaliar a aprendizagem, saber se ela está acontecendo efetivamente. Com os índices podemos definir as ações pedagógicas que supram as necessidades escolares”, destaca Astrit Tozzo.
    E ainda mais: mostram que com o trabalho contínuo e responsável e com base numa proposta pedagógica forte, já consolidada e referenciada em nível nacional, bem como o apoio dos pais, professores, alunos, parceiros e sociedade em geral, “a educação continua avançando, posicionando Chapecó como uma das melhores cidades para se viver”, conclui a Secretária de Educação.

    Entenda o que é avaliado

    Os resultados foram divididos por níveis (1, 2, 3, 4 e 5), de maneira crescente. Desta forma os primeiros níveis são as menores pontuações, e os últimos níveis as maiores pontuações. Leitura e matemática tem 4 níveis (1 ao 4) e escrita de 1 a 5.

    Confira abaixo a escala de proficiência avaliada:

    LEITURA

    Nível 1:

    Até 425 pontos

    Ler palavras dissílabas, trissílabas e polissílabas com estruturas silábicas canônicas, com base em imagem. Ler palavras dissílabas, trissílabas e polissílabas com estruturas silábicas não canônicas, com base em imagem.

    Nível2: Maior que 425

    até 525 pontos

    Identificar a finalidade de textos como convite, cartaz, texto instrucional (receita) e bilhete. Localizar informação explícita em textos curtos (com até cinco linhas) em gêneros como piada, parlenda, poema, tirinha (história em quadrinhos em até três quadros), texto informativo e texto narrativo. Identificar o assunto de textos, cujo assunto pode ser identificado no título ou na primeira linha em gêneros como poema e texto informativo. Inferir o assunto de um cartaz apresentado em sua forma estável, com letras grandes e mensagem curta e articulação da linguagem verbal e não verbal.

    Nível 3: Maior que 525 até 625 pontos

    Inferir o assunto de texto de divulgação científica para crianças. Localizar informação explícita, situada no meio ou final do texto, em gêneros como lenda e cantiga folclórica. Identificar o referente de um pronome pessoal do caso reto em gêneros como tirinha e poema narrativo. Inferir relação de causa e consequência em gêneros como tirinha, anedota, fábula e texto de literatura infantil.  Inferir sentido com base em elementos verbais e não verbais em tirinha. Reconhecer significado de expressão de linguagem figurada em gêneros como poema narrativo, texto de literatura infantil e tirinha.

    Nível 4:

    Maior que 625 pontos

    Inferir sentido de palavra em texto verbal. Reconhecer os participantes de um diálogo em uma entrevista ficcional. Inferir sentido em texto verbal. Reconhecer relação de tempo em texto verbal. Identificar o referente de pronome possessivo em poema.

    MATEMÁTICA

    Nível 1:

    Até 425 pontos

    Reconhecer representação de figura geométrica plana ou espacial em objetos de uso cotidiano; maior frequência em gráfico de colunas; planificação de figura geométrica espacial (paralelepípedo); horas e minutos em relógio digital. Associar objeto de uso cotidiano à representação de figura geométrica espacial. Contar objetos dispostos em forma organizada ou não. Comparar medidas de comprimento em objetos do cotidiano.

    Nível2: Maior que 425 até 525 pontos

    Reconhecer nomenclatura de figura geométrica plana; valor monetário de cédula; figura geométrica plana em uma composição com várias outras. Associar a escrita por extenso de números naturais com até três algarismos à sua representação simbólica; valor monetário de uma cédula a um agrupamento de moedas e cédulas; Completar sequência numérica crescente de números naturais não consecutivos. Comparar números naturais com até três algarismos não ordenados. Estimar uma medida entre dois números naturais com dois algarismos. Resolver problema de adição sem reagrupamento.

    Nível 3: Maior que 525 até 575 pontos

    Reconhecer frequências iguais em gráfico de colunas; composição de números naturais com até três algarismos, apresentada por extenso. Completar sequência numérica decrescente de números naturais não consecutivos. Calcular adição de duas parcelas com reagrupamento. Associar valor monetário de um conjunto de moedas ao valor de uma cédula; a representação simbólica de números naturais com até três algarismos à sua escrita por extenso. Resolver problema de subtração, com números naturais de até dois algarismos, com ideia de comparar e retirar e problema de divisão com ideia de repartir.

    Nível 4:

    Maior que 575 pontos

    Reconhecer composição e decomposição aditiva de números naturais com até três algarismos; medidas de tempo em relógios analógicos; informações em gráfico de barras. Calcular subtração de números naturais com até três algarismos com reagrupamento. Associar medidas de tempo entre relógio analógico e digital.

    Resolver problema de subtração como operação inversa da adição com números naturais; problemas com a ideia de comparar números naturais de até três algarismos; problema de multiplicação com a ideia de proporcionalidade; problema de multiplicação com a ideia de combinação; problema de divisão com ideia de proporcionalidade e problema que envolve medidas de tempo (dias de semanas).

    ESCRITA

    Nível 1

    Até 400 pontos

    Neste nível, foram agrupados desde os alunos que, em geral, são capazes de:

    Escrever palavras com sílabas canônicas (consoante e vogal) e não canônicas, com alguma dificuldade, pela omissão e/ou troca de letras;

    Até os que são capazes de:

    Escrever ortograficamente palavras marcadas pela presença de sílabas canônicas.

    Nível 2 Maior que 400 até 500 pontos

    Escrever ortograficamente palavras com sílabas não canônicas; Escrever textos incipientes apresentados na forma de apenas uma frase;

    Produzir textos narrativos, a partir de uma dada situação, que apresentam ausência ou inadequação dos elementos formais (segmentação, pontuação, ortografia, concordância verbal e concordância nominal) e da textualidade (coesão e coerência), evidenciando ainda um distanciamento da norma padrão da língua.

    Nível 3 Maior que 500 até 580 pontos

    Escrever textos narrativos com mais de uma frase, a partir de uma situação dada; Produzir textos narrativos com poucas inadequações relativas à segmentação, concordância verbal e concordância nominal, embora com algum comprometimento dos elementos formais e da textualidade, evidenciando uma aproximação à norma padrão da língua.

    Nível 4

    Maior que 580 pontos

    Produzir textos narrativos, a partir de uma situação dada, atendendo adequadamente ao uso de elementos da textualidade, evidenciando o atendimento à norma padrão da língua.

    Prefeitura de Chapecó