Dia Mundial de Combate a Tuberculose

Dia Mundial de Combate a Tuberculose

23 de março de 2017 Off Por Chapecó



  • Nesta sexta-feira (24) é o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. Organizado todos os anos pela OMS – Organização Mundial da Saúde tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença. Em 2017, o tema escolhido para a campanha é “Unidos Pelo Fim da TB”. A intenção é evitar que a falta de informação sobre a doença leve a um diagnóstico tardio, aumentando o risco de óbito. Atualmente, a Tuberculose ocasiona, em média, uma morte a cada 18 segundos. Em Chapecó, os 26 Centros de Saúda da Família organizaram programação especial durante a semana para orientar os pacientes sobre a doença, cuidados, dicas e tratamento.

    De acordo com a enfermeira e coordenadora CETHH – Centro Especializado em Tuberculose, Hanseníase e Hepatites Virais, Adriana Weber, a Tuberculose é uma doença infectocontagiosa, que causa lesões principalmente nos pulmões. Sua transmissão ocorre por via respiratória, passando de uma pessoa para outra, por meio do contato com a saliva, pelas gotículas da tosse ou do espirro da pessoa contaminada. Os principais sintomas são fadiga, febre, perda de peso e tosse crônica (por mais de 15 dias) com catarro ou sangue. A doença pode ser transmitida por meio do contato com a saliva da pessoa infectada, pelas gotículas da tosse ou do espirro.

    Segundo Adriana, apesar de a Tuberculose ser uma doença antiga, mas ainda está presente na atualidade. A melhor forma de reduzir a transmissão é identificar precocemente casos suspeitos e encaminhar os pacientes aos Centros de Saúde da Família, onde estão cadastrados, para realizar os exames e encaminhamentos necessários. Existem populações que são mais vulneráveis à Tuberculose, entre elas, as pessoas que vivem com HIV/AIDS, moradores de rua, população privada de liberdade e povos indígenas.

    O CETHH – Centro Especializado em Tuberculose, Hanseníase e Hepatites Virais, funciona na Rua Heriberto Hulsen, 84 D, no bairro Passo dos Fortes, anexa ao Centro de Saúde da Família Norte, de segunda à sexta-feira. No espaço, os pacientes recebem atendimento e acompanhamento específico para a doença. O tratamento da tuberculose consiste em uma combinação de medicamentos, disponíveis pelo SUS – Sistema Único de Saúde, e que pode curar praticamente todos os casos. Este tratamento dura cerca de seis meses. Já no primeiro mês ocorre melhora dos sintomas, mas é imprescindível não interromper o tratamento. A adesão do paciente ao tratamento é fundamental para não haver abandono e se alcançar a cura.

    Dados

    No Brasil, a tuberculose é um sério problema da saúde pública. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença. A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo SUS.

    Tendo em vista a nova era para o controle da tuberculose, a OMS redefiniu a classificação de países prioritários para o período de 2016 a 2020. Essa nova classificação é composta por três listas de 30 países, segundo características epidemiológicas: 1) carga de tuberculose, 2) tuberculose multi/droga/resistente e 3) coinfecção TB/HIV. Alguns países aparecem em mais de uma lista, somando assim, um total de 48 países prioritários para a abordagem da tuberculose. O Brasil se encontra em duas dessas listas, ocupando a 20ª posição na classificação de carga da doença e a 19ª quanto à coinfecção TB/HIV. Vale destacar que os países que compõem essas listas representam 87% do número de casos de tuberculose no mundo.

    Conforme dados fornecidos pelo CETHH – Centro Especializado em Tuberculose, Hanseníase e Hepatites Virais, no município de Chapecó, de 2010 até a presente data foram registrados 206 novos casos, sendo 28 em 2015, 29 em 2016 e 10 casos em 2017.