De olho no céu: Projeto explica o sistema solar para as crianças

De olho no céu: Projeto explica o sistema solar para as crianças

27 de março de 2017 Off Por Chapecó



  • Você sabe qual o tamanho da terra? O Pedro Henrique Schmidt, de 9 anos da Escola Básica Municipal São Cristóvão, aprendeu: “comparado ao tamanho do universo somos do tamanho de formiguinhas, somos muito pequenos”, explica.

    O Pedro e toda a turma da 4º ano do Ensino Fundamental estão participando de um projeto que aproxima as crianças da ciência. Através de atividades lúdicas que ultrapassam o aprendizado comum dentro da sala de aula, eles estão pesquisando sobre Astronomia.

    O projeto chamado de “Minha história continua…” foi ideia da professora Giamara Franco, que quis trazer novas experiências para os pequenos. Até agora eles estudaram os planetas, asteroides e cometas, conheceram a nossa localização na galáxia e no universo, observaram o sol através de um telescópio, utilizando filtros apropriados. Para tirar todas as dúvidas eles receberam o físico Diego de Bastiani, criador da 1º Estação de Monitoramento de Meteoros de Santa Catarina, que fica em Chapecó, e estão sabendo tudo sobre esses corpos celestes.

    “Sem o Sol não somos nada, mas não só o Sol, tudo que há no universo é importante para nosso planeta. Foi muito legal quando vimos o meteorito, no começo achamos que era uma pedra normal, mas quando peguei na mão pude perceber a diferença. Eu fiquei impressionada em saber que esse meteorito viajou pelo espaço e veio parar aqui na sala”, conta a aluna Camilli Nissola.

    De acordo com a professora, “quando trabalhamos em sala de aula sempre tentamos buscar algo diferente para mostrar, pois no método tradicional é difícil para as crianças compreenderem, se você passa no quadro pra eles copiarem sem ter uma prática diferente, as crianças não conseguem aprender de maneira significativa”, explica.

    Para Diego “a astronomia, apesar de ser um tema pouco discutido, quando abordado em sala de aula desperta muita curiosidade. Mesmo que a gente veja o Sol nascer e se pôr todos os dias, as fases da lua, noites, estrelas, as crianças se encantam. Quando elas descobrem que o universo é muito mais a empolgação toma conta. Trabalhar Astronomia com eles nessa fase contribui muito com sua formação, pois eles aprendem como o ser humano é pequeno frente a vastidão do universo”, enfatiza.

    O projeto, que já trouxe inúmeras atividades para as crianças não para por aqui. A partir de agora eles irão elaborar uma maquete sobre o sistema solar e aprender outros conteúdos como fases da Lua, dia e noite e estações do ano. Outra atividade é a observação noturna do céu, marcada para dia 05/04 para toda a comunidade escolar.