Meteorologista fala sobre a chegada do frio na região do Alto Uruguai Catarinense

Meteorologista fala sobre a chegada do frio na região do Alto Uruguai Catarinense

11 de abril de 2017 Off Por Chapecó



  • Moradores de toda a região do Alto Uruguai Catarinense estão se preparando para a chegada da estação mais fria do ano. A região Sul é a que mais sente a chegada do inverno. Nesta época de outono, muitas pessoas comentam a possibilitando da chegada precoce do inverno. Por isso, a meteorologista da Atual FM, Ellen Nóbrega, trás algumas informações sobre essa questão.

    Segundo ela, as estações do ano se baseiam na posição da Terra em relação ao Sol. Não importa onde você estiver, as estações do ano têm praticamente três meses de duração e, com variação de poucas horas, começam todo ano no mesmo dia. “Esse é um fenômeno planetário, com variação somente entre os hemisférios Sul e Norte. Portanto, sempre que for verão no Hemisfério Sul, será necessariamente inverno no Hemisfério Norte. Sempre que for verão na Austrália, também será verão no Uruguai e na porção do Brasil ao Sul do Equador”, explica.

    Ellen destaca também que, em relação às temperaturas, cabe lembrar que estas são afetadas pelas estações, porém as estações não são afetadas pelas temperaturas. “Ou seja, se estivermos no sul do Brasil em julho, sempre será inverno, mesmo que as temperaturas estejam elevadas. Da mesma forma que uma andorinha não faz verão, as temperaturas não fazem verão ou inverno: a posição da Terra em relação ao Sol é que determina a estação do ano”.

    Não é certo, portanto, afirmar que uma estação chegou mais cedo ou mais tarde em determinado lugar com base nas temperaturas. As temperaturas variam muito ao longo do ano, e mesmo ao longo do dia, mas as estações são praticamente fixas.

    Previsão Climática
    Segundo previsão de consenso, o trimestre abril, maio e junho de 2017 (outono no HS) será típico, mas ainda com temperaturas elevadas no começo de abril e grande amplitude térmica. A chuva no oeste catarinense deve ficar dentro a ligeiramente acima da média climatológica, sendo melhor distribuídas no espaço, mas ainda mal distribuídas no tempo e associadas, principalmente, à passagem de frentes frias.

    Fonte: RÁDIO ATUAL FM