Segunda inicia Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza

Segunda inicia Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza

12 de abril de 2017 Off Por Chapecó



  • A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada no período de 17 de abril a 26 de maio. O Dia D será dia 13 de maio. Entre os dias 17 e 21 de abril a vacina estará disponível apenas para os indivíduos com 60 anos ou mais e para os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Para os demais públicos, a campanha iniciará no dia 24 de abril.

    De acordo com a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Chapecó, Karina Giachini, o público alvo da campanha são os idosos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, crianças de 06 meses a menores de 05 anos, profissionais de saúde, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medida socioeducativa, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, população indígena, funcionários do sistema prisional e professores das escolas públicas e privadas.

    Karina comenta ainda que em 2017 a vacina será oferecida somente nos 26 Centros de Saúde da Família, para garantir qualidade no atendimento ao público. Além disso, para registrar as doses no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização. Outro objetivo, segunda Karina, é que a população possa atualizar o esquema vacinal. “Além da vacina da Influenza será intensificada a vacina contra o tétano, mas todo o calendário vacinal poderá ser atualizado”, comentou. Importante, segundo ela, levar até o posto de saúde, a carteira de vacina, para verificar a situação vacinal e colocar todo o esquema vacinal em dia. Karina destaca que quem não tiver ou perdeu a carteira de vacina, também deve procurar o posto de saúde. É importante também levar o Cartão Nacional do SUS. “Quem não tem, deve levar o comprovante de residência que o cartão é feito na hora”, explicou Karina.

    A enfermeira destaca ainda que a meta é vacinar 90% do público alvo que é de 60 mil pessoas em Chapecó. Segundo ela, as orientações à população são de que fiquem atentos aos sintomas: febre alta, dor no corpo, mal estar, tosse, espirro… No geral os sintomas são os mesmos da gripe convencional, porém, mais intensos. Em caso de dúvidas procurar a unidade de saúde mais próxima.

    Dicas:

    • Manter os ambientes ventilados
    • Lavar bem as mãos
    • Uso do álcool em gel
    • Uso de copo individual ( em escolas e locais de grande circulação de pessoas)
    • Ter hábitos de vida saudável: praticar atividades físicas, alimentação balanceada e tomar bastante líquido.
    • Etiqueta da tosse: ao tossir ou espirrar, usar o braço e não as mãos.
    • Não se medicar… Em caso de sintomas, procurar atendimento médico, na unidade de saúde mais próxima.

    Gripe em Chapecó

    Em 2016 foram registrados 24 casos positivos de gripe, 39 casos negativos e 1 óbito. Em 2017 foram registrados 02 casos, 05 resultados foram negativos e 01 aguarda resultado.

     Orientações

    • Levar a carteira profissional ou crachá que comprove que o profissional trabalha na área de saúde;
    • Portar documento de identificação;
    • Apresentar o Cartão Nacional do SUS, ou algum documento que contenha o seu número;
    • Caso não possua o Cartão Nacional do SUS, dirigir-se ao balcão do Centro de Saúde da Família para providenciar;
    • Apresentar prescrição médica (doentes crônicos não cadastrados em nenhum programa de controle de doenças crônicas do Centro de Saúde da Família).