Participação Popular: Ouvindo Nosso Bairro 2017 inicia pela região da Colônia Cella

Participação Popular: Ouvindo Nosso Bairro 2017 inicia pela região da Colônia Cella

12 de abril de 2017 Off Por Chapecó



  • A edição 2017 do Programa Ouvindo Nosso Bairro – Você Conhece, Você Decide começou pelo interior. Onze comunidades de Chapecó estiveram reunidas na noite desta segunda-feira (11-04),  no Salão Comunitário da Linha Colônia Cella, para discutir as prioridades daquela região. A primeira audiência pública comunitária no ano do centenário de Chapecó foi coordenada pelo Prefeito Luciano Buligon. Participaram o Vice-Prefeito Elio Cella, Secretários Municipais, servidores e representantes das seguintes localidades: Colônia Bacia, Sede Figueira, Batistello, Sarapião, Tormen, Trevo, Arvoredo, Pinheiro, Sede Querência, Carraro.

     

    Na abertura da reunião, o Prefeito Buligon falou da importância de uma gestão democrática com o incentivo à participação popular, e fez uma explanação didática sobre como funciona o Orçamento Público Municipal. Falou das competências dos Poderes Executivo e Legislativo; e de forma dinâmica, relacionou o Orçamento Público com o Familiar, para que toda a comunidade pudesse compreender como as principais demandas da região poderão ser colocadas em prática dentro de um planejamento viável e sustentável.

     

    Buligon esclareceu ainda que no ano passado a diretriz do ONB foi a elaboração da Lei Orçamentária do Centenário de Chapecó e que para esta 2ª edição o foco será a construção do próximo PPAM – Plano Plurianual Municipal (2018-2021). “O Ouvindo Nosso Bairro é um projeto absolutamente inovador e já está incorporado na agenda da Administração. É uma ferramenta de descentralização do Governo que proporciona momentos de aproximação da equipe de gestão com as pessoas, para ouvir suas prioridades”, complementou.

     

    O Prefeito também apresentou as prioridades das 11 comunidades da região da Colônia Cella discutidas nas audiências de 2016, e relacionou o que está incluído no Orçamento do Centenário/2017. As novas prioridades levantadas nesta segunda-feira (11-04) e as demandas que necessitam grandes volumes de recursos serão trabalhadas para estarem no próximo PPAM.

     

    Metodologia do Programa

     

    Até o mês de junho, o Prefeito Luciano Buligon e o Vice-Prefeito Elio Cella, acompanhados pela equipe de Secretários, irão percorrer os bairros e comunidades para ouvir os moradores, dando continuidade e sustentação a ferramenta de gestão que iniciou em 2016. O grande motivador do Programa é aproximar o Governo das pessoas e construir os orçamentos do Município com base nas demandas prioritárias para a qualidade de vida daqueles que vivem em Chapecó. A partir de uma nova metodologia, o ONB reestruturou o processo de elaboração do planejamento orçamentário municipal.

     

    A próxima região a receber o Programa é a do bairro Auri Bodanese, incluindo as seguintes localidades: Rosana, Witoldo, Parque das Mansões, Vila Páscoa, Vila Esperança, Popular V,  Elias Galon, Califórnia, Cantarelli I e II, Residencial Jardim Ipê, Thiago, Dona Rita I e II, Universidade I e II, Alice I e II, Mirante do Sul, Colatto e Rio dos Índios. O encontro inicia às 19hs do dia 20 de abril e será realizado no Centro Comunitário Auri Bodanese.

     

    Definição das 12 grandes regiões

     

    Até o dia 01 de junho de 2017 serão realizadas 12 audiências comunitárias regionais nos bairros e interior. A definição dos locais foi baseada na divisão do território municipal, ditada pelo processo de revisão do Novo Plano Diretor de Chapecó (Lei Complementar Nº 541/2014).  “Com o novo plano diretor o território do município foi subdivido em 12 regiões geográficas, conforme as características territoriais das localidades próximas. Esse foi o critério que elencamos para reunir as comunidades e realizar as audiências do ano do Centenário”, concluiu o Prefeito.

     

    ONB: Finalista no Prêmio Esag/Udesc

     

    Com a idealização do Programa Ouvindo Nosso Bairro, a Prefeitura de Chapecó foi uma das cinco grandes finalistas do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). Com abrangência estadual, o Prêmio tem como finalidade identificar, reconhecer, estimular e premiar práticas inovadoras de gestão pública, que consolidem avanços na realização do interesse público, realizados em Santa Catarina.

     

    Em 2016, o ONB contou com a participação de mais de 4.300 pessoas em 60 audiências. Nas reuniões foram eleitos 260 conselheiros comunitários, 520 lideranças que se manifestaram com ótimas contribuições na forma de ideias e críticas, identificando demandas locais de curto, médio e longo prazos. “Conseguimos ter uma avaliação dos serviços públicos, além de construir com a organização comunitária, com o empoderamento das comunidades, inclusão e cidadania”, comentou o Coordenador do Programa, Nemésio Carlos da Silva.

    ????????????????????????????????????

    ????????????????????????????????????