Arte na Escola: Aulas de dança e música estimulam o desenvolvimento integral dos alunos

Arte na Escola: Aulas de dança e música estimulam o desenvolvimento integral dos alunos

13 de abril de 2017 Off Por Chapecó



  • Brincar com a própria voz e com os próprios movimentos, utilizando as possibilidades de gestos e ritmos corporais cotidianos para expressar-se. A partir de oficinas de dança e música desenvolvidas na grade curricular da Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola, no Bairro Bom Pastor, os alunos estão recebendo diferentes estímulos através da arte.

    As atividades acontecem no contraturno escolar, são desenvolvidas com mais de 300 estudantes e tem se tornado a aula preferida, por muitos, na escola. “Estas aulas de dança e música são as que eu mais gosto, eu adoro bateria, flauta e violão”, conta o Mapson Gabriel Fagundes de 10 anos. Para a Professora de música, Janh Carla dos Santos, “poder contribuir de forma a ampliar o universo musical dos alunos, mostrar a eles diferentes estilos e diferentes instrumentos musicais, é muito lindo e gratificante”, enfatiza.

    De forma descontraída e interessante, os educandos são apresentados a diferentes situações que contribuem para o seu desenvolvimento. Além de possibilitar o acesso dos alunos à música clássica e popular, as ações abordam diferentes técnicas, gerando estímulos diretos e indiretos com os sons e movimentos, desenvolvendo atitudes de confiança e incentivando a capacidade motora.

    De acordo com a Professora Jamile Dal Cin, “através da dança a gente consegue expressar tudo aquilo que não é possível dizer com palavras. A dança contribui também para o crescimento deles dentro e fora do espaço escolar porque o mundo exige o trabalho conjunto e também o individual”, explica.

    Segundo a Secretária de Educação, Sandra Maria Galera, “as funções cultural, social e sentimental da dança e da música aliadas à Educação são inquestionáveis, pois estão presentes em nosso dia a dia e permitem de forma simples e acessível contribuir para o desenvolvimento integral e criativo das crianças e adolescentes”, explica.

    Para a aluna Amanda Ferrão, de 10 anos, tudo se resume de maneira mais simples: “quando canto e danço sou mais feliz”, conta.