Saúde e segurança: Café com Saber na eko´7 abre programação do Abril Verde do SITICOM

Saúde e segurança: Café com Saber na eko´7 abre programação do Abril Verde do SITICOM

18 de abril de 2017 Off Por José Carlos Linhares



  • Chapecó (18.4.2017) – Palestra seguida de lanche e distribuição de kit´s odontológicos e camisetas. Com estes ingredientes foi aberta a programão do Abril Verde, versão 2017, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó – SITICOM. O primeiro evento foi realizado na manhã desta terça-feira (18) na conceituada, organizada e reconhecida Eko´7, empresa especializada no segmento de colchões. Uma grande estrutura, com agradável ambiente e área e convivência “de dar inveja”. A eko´7 atua com expressivo conceito empresarial e se constitui em referencias por reconhecer e valorizar adequadamente trabalhadores e trabalhadoras.

    No primeiro Café com Saber do Abril Verde no ano, a presidente do SITICOM Izelda Oro fez breve apresentação do projeto e das ações executadas pelo sindicato na área da saúde e segurança. Repassou várias informações sobre o trabalho do sindicato e convidou para o 2º Torneio de Futebol Suíço em comemoração ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, a ser realizado em 7 de maio.

    Em seguida o odontólogo Fábio Werlang, da Secretaria Municipal de Saúde, proferiu palestra sobre o tema “Prevenção do Câncer Bucal”. A saúde bucal é um assunto que causa muita preocupação até por que o assunto não é levado muito a sério pela população. Werlang disse que o cigarro é a principal causa do câncer bucal. O segundo agente cancerígeno é a bebida alcoólica.

    No entanto, quando diagnosticado precocemente, a possibilidade de cura chega a 90%. Outros fatores aliados que provocam câncer são a excessiva exposição ao sol sem a devida proteção, prótese dentária não adaptada, dentes quebrados e má higiene bucal. O dentista recomendou o autoexame como atitude com capacidade de identificar situações inadequadas que podem gerar o câncer.

    O profissional enfatizou ser necessário que todos façam “caretas diante do espelho” para encontrar lesões ou casos que não se adequem ao interior da boca. Diante da constatação de qualquer anormalidade ou corpo estranho, o recurso médico precisa ser imediatamente procurado.

    Sintomas – O câncer pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam. Além disso, inchaços, dormência em determinadas áreas, sangramento com causas desconhecidas, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquecidas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio.

    Quando se encontra em estágio mais avançado, surge o mau hálito, dificuldade para falar, mastigar e engolir. A pessoa sofre emagrecimento acentuado e aparecem caroços no pescoço.

    Prevenção – O câncer pode ser evitado com o abandono do cigarro e moderado consumo de bebida alcoólica. Pode ser prevenido, ainda, pela prática de atividades físicas, boa higiene oral, uso de protetor solar e realização do autoexame.

    Brindes – O SITICOM entregou a todos os trabalhadores e trabalhadoras que participaram do evento uma camiseta personalizada do Abril Verde e um kit odontológico com escova, creme dental e fio Dental. O sindicato distribuiu, ainda, farto material informativo abordando os mais variados temas. Após todos os profissionais degustaram o lanche acompanhado do café.

    Outros – O próximo Café com Saber do Abril Verde está marcado para está quarta-feira (19) em Coronel Freitas, a partir das 19 horas, tendo como local a Associação Alfa. Até o final do mês o Café com Saber do Abril Verde será repetido mais cinco vezes em empresas da categoria representadas pelo SITICOM.

    Eko´7 primeira do Brasil com certificação SBRTO
    A eko’7 acompanha todas as tendências de mercado e evolui junto com elas para continuar oferecendo soluções práticas e inovadoras a todos os seus clientes. Sediada em Chapecó com 26 anos de experiência e oito anos de indústria própria, a eko’7 é reconhecida pelo seu caráter e profissionalismo. Possui um complexo fabril próprio, em uma área de 302.000m², equipado com a mais alta tecnologia.

    É a primeira empresa brasileira no segmento de colchões a deter a certificação da SBRTO (Sociedade Brasileira de Reabilitação Traumatológica e Ortopédica). Além dos selos Standart, Golden e Master, a marca possui também o certificado Premium, considerando as propriedades de ergonomia e conforto para promoção de repouso e manutenção da saúde do aparelho músculo-esquelético em nível de excelência. E apresenta ainda o certificado de qualidade da Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia (ANAFIQ).

    Com a finalidade de reforçar a política de qualidade, desde 2010, a eko’7 é certificada pelas normas ISO 9001 e pelo terceiro ano consecutivo, certificada pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), órgão brasileiro responsável pelo estabelecimento de programas de avaliação da conformidade. A empresa é hoje uma das maiores fabricantes do segmento no país.

    O sucesso da empresa é resultado do trabalho em equipe, autonomia, ética, velocidade, qualidade e habilidade. A eko’7 busca construir uma parceria com seu cliente e proporcionar benefícios que resultem na melhoria da qualidade de vida.

    Assessoria de Imprensa SITICOM