Escolas Municipais recebem Planetário Digital

Escolas Municipais recebem Planetário Digital

19 de abril de 2017 Off Por Chapecó



  • Na última semana cerca de 180 alunos da Escola Básica Municipal Água Amarela, vivenciaram uma experiência diferente na escola. Eles receberam na instituição o Planetário Digital Móvel da Udesc Oeste. As ações foram desenvolvidas com alunos do pré-escolar ao 9º ano do ensino fundamental.

    O planetário digital é inflável e tem cerca de 7 metros de diâmetro. A intenção foi levar uma atividade distinta para o ambiente escolar para despertar o interesse dos alunos, oportunizar o acesso ao conhecimento e ao estudo da astronomia, além de preparar os alunos para 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

    Dentro do planetário, alunos e professores assistiram a filmes que simulam uma viagem espacial, visualizaram o Sistema Solar, aprenderam sobre corpos celestes, fases da lua, estações do ano e eclipses, além visualizarem projeção de um céu estrelado como se estivessem em um local escuro fazendo uma observação.

    De acordo com Daniel Raimann, Doutor em Astrofísica, “o Planetário, por se ter uma visão em trezentos e sessenta graus do conteúdo que está sendo apresentado, dá uma sensação de imersão, despertando a curiosidade e diferentes sentidos de percepção da audição. Com relação à OBA, complementa a preparação dos estudantes, pois ali dentro se discute vários fenômenos relacionados ao tema. Além de possibilitar um treinamento para que se possam reconhecer diversos objetos no céu, como estrelas, constelações e planetas. Por fim, possibilita uma experiência que está muito distante da nossa população, pois espaços de divulgação científica estão em cidades distantes de Chapecó”, explica.

    Para a gestora da instituição, Cleuza Marca, “ficamos muito felizes pela vinda do Planetário aqui na escola. É uma oportunidade valiosa pelo conhecimento adquirido pelos alunos. A sensação de estar dentro do planetário não tem igual. Essa experiência aguça cada vez mais o interesse dos nossos alunos pela escola”, enfatiza.

    A iniciativa foi da Secretaria de Educação, articulada junto à Universidade e também será desenvolvida em outras instituições de Ensino. Nesta quinta-feira, dia 20 de abril, quem recebe o projeto é a EBM Jacob Gisi, no Bairro Engenho Braun. Para a Secretária de Educaçao, Sandra Galera, “essa atividade vem para contribuir com o conhecimento dos alunos fazendo com que eles percebam e entendam cada vez mais os fenômenos astronômicos. É uma oportunidade de ouro para nossos educandos”, finaliza.

    O que é o Planetário Digital

    O Planetário Digital Móvel é um projeto da UDESC Oeste, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e proporciona aos educandos e comunidade em geral ampliar o conhecimento sobre o céu, buscando popularizar a cultura científica e tecnológica no Oeste de Santa Catarina, tornando-a mais atraente por meio do lúdico e despertando o interesse pelo estudo das ciências em geral.