Cultura Popular: alunos constroem horta medicinal

Cultura Popular: alunos constroem horta medicinal

19 de abril de 2017 Off Por Chapecó



  • Com o objetivo de construir uma horta com chás medicinais e temperos, a Escola Básica Municipal Nova Aurora, no Distrito de Marechal Bormann, desenvolveu o projeto “A horta que cura”. A ação envolveu as turmas de 3º a 5º série, com idade entre 8 a 11 anos. A escola ofereceu aos alunos um laboratório natural, conscientizando as crianças sobre a importância de plantação e dos cuidados, assim como o proveito do cultivo.

    A aluna Clarice Andrade, de 8 anos, aprovou a iniciativa da escola: “Gostei muito de aprender como plantar, como fazer e fazer o cultivo das plantas. Quando estamos com dor de barriga, já sei o que tomar para aliviar a dor”, conta.

    A atividade surgiu a partir da cultura dos próprios alunos, com relatos da utilização de ervas no seu cotidiano. Para iniciar o trabalho, eles assistiram a um vídeo informativo sobre plantas medicinais, cada aluno trouxe para a escola uma muda de chá e pesquisou sobre os benefícios do mesmo. O plantio das mudas foi feito na escola, com sua respectiva identificação e degustação do chá.

    Para a secretária de Educação Sandra Maria Galera, “a escola deve proporcionar aos alunos novas experiências e oportunidade de construírem conhecimentos mais elaborados e significativos a respeito das plantas medicinais, ampliando sua visão sobre o tema. Não podemos esquecer e nem deixar de lado o conhecimento popular e tradicional, pois estas formas de conhecimentos fazem parte da nossa cultura”, concluiu.

    Para encerrar o projeto, será feito um repelente natural à base de citronela e a construção de um minilivro de ervas. De acordo com a professora Viviane Thiel, “a horta surgiu da necessidade de trabalhar algo próximo da realidade dos alunos. Eles utilizam muito o chá no seu dia a dia, junto com as famílias, para curar dores comuns. É muito importante trabalhar a teoria e a prática junto. Assim se constrói a aprendizagem que fica para sempre”, conclui.