Segunda-feira inicia a V SEMPAT

Segunda-feira inicia a V SEMPAT

21 de abril de 2017 Off Por Chapecó



  • Na segunda-feira (24) inicia a programação da V Sempat – Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador de Chapecó. Haverá palestra e atividades de prevenção e orientação nos 26 Centros de Saúde da Família. Acontecerá de 24 a 28 de abril de 2017 e é organizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde – CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.

    A primeira atividade da Sempat será o Encontro Estadual e Interdisciplinar de Prevenção ao uso do Amianto em Santa Catarina. O encontro acontece na segunda-feira (24) às 9 horas no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, em parceria com o Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina o que abordará também o tema “Articulação Intersetorial do Ministério Público do Trabalho da 12ª região de Santa Catarina no banimento do amianto”. Durante a programação haverá palestra com o tema “O que é amianto e por que nos preocupamos com seu uso” com a palestrante Fernanda Giannasi, Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho.

    Depois haverá apresentação dos trabalhos realizados pelo Cerest e mesa redonda para proposições, estratégias e ações a serem desenvolvidas pelos órgãos públicos fiscalizadores e o controle do descarte do amianto existente no estado. Esse evento é direcionado para Fiscais Sanitários dos 76 municípios na região de cobertura do Cerest. O debate sobre o amianto é importante, pois em Santa Catarina foi sancionada a Lei Estadual nº 17.076, de 12 de janeiro de 2017 que dispõe sobre a proibição do uso de produtos, materiais ou artefatos que contenham quaisquer tipo de amianto (asbesto) ou outros minerais que contenham fibras de amianto na sua composição.

    Programação

    Depois a programação segue durante toda a semana com atividade diferenciada nos 26 Centros de Saúde de Família. Cada um deles escolheu uma empresa em seu território de abrangência e através das Equipes de Saúde da Família, desenvolverão ações de promoção de saúde e prevenção da doença com os trabalhadores da empresa escolhida. Entre as ações que serão realizadas estão, verificação de pressão arterial, pesagem, exame de glicemia e testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis. O objetivo é ter um panorama de saúde desses trabalhadores. Caso for detectada alguma anormalidade, o trabalhador terá sua consulta médica agendada na unidade de saúde. Além disso, os trabalhadores serão orientados quanto à adoção de práticas seguras no trabalho bem como hábitos de vida saudáveis.

    As empresas que serão visitadas são: Favaretto Matérias de Construção, Azeplast, Móveis Sonetto, Aparas Reciclagem, BBC Têxtil, Portilhotti Industrial, Dhiozer Distribuidora, Móveis Catarinense, Sami Móveis, Cooperalfa, APC do Brasil Produtos Químicos, KAYO Motors (cosmo veículos), MALAGUTTI Indústria de Alimentos, Cacique Transportes, Posto Gaúcho, Zanetti Distribuidora, Nutract, Rotesma, Alumo Vidros, Confortim, Weikki, CSM Produtos Químicos, Bumerangue, Supermercado Sivial.

    Histórico

    A Sempat tem como objetivo sensibilizar à população sobre a importância da prevenção dos Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais. Instituída em 2012 pela LEI 6.283, a Semana prevê que ações de promoção, prevenção e proteção a saúde dos trabalhadores sejam realizadas anualmente no final do mês de abril, coincidindo com o dia 28, Dia Mundial em Memórias às Vitimas de Acidente de Trabalho. Ainda no ano de 2014 foi regulamentada pelo legislativo municipal a Lei do Abril Verde em Chapecó, que vem a reforçar que em todo mês de abril ações de saúde e segurança sejam desenvolvidas no município de Chapecó. Já em 2016, durante a Sempat, foi assinado o Termo de Trabalho Seguro no Município de Chapecó, sensibilizando sua população para ambientes de trabalho saudáveis e seguros.

    CEREST

    O Cerest é uma unidade regional que tem como função fornecer subsídio técnico a toda rede do SUS – Sistema Único de Saúde de Chapecó e 75 municípios da macro região oeste de Santa Catarina. O serviço trabalha sobre dois eixos de atuação: apoio técnico aos serviços de saúde do SUS na orientação quanto a identificação dos processos produtivos acidentadores ou adoecedores, bem como, no suporte técnico as vigilâncias sanitárias de todos os municípios da macro região.
    A equipe do Cerest é multidisciplinar e multiprofissional, composta por 10 servidores: Médicos do Trabalho, Dentista do Trabalho, Enfermeiro, Técnicos de Segurança do Trabalho, Assistente Social, Técnico de Enfermagem e Auxiliar Administrativo. O Cerest atua na perspectiva da identificação de processos de trabalho e acidentes para posterior tomada de ação pelas equipes de vigilância sanitária de cada região.