Prevenção: SEMPAT abre programação condenando o uso do Amianto

Prevenção: SEMPAT abre programação condenando o uso do Amianto

24 de abril de 2017 Off Por José Carlos Linhares



  • Evento iniciou nesta segunda e até sexta-feira debate temas que afetam a saúde e segurança das classes trabalhadoras

    Chapecó (24.4.2017) – Foi aberta oficialmente na manhã desta segunda feira (24), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, a quinta edição da SEMPAT – Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador de Chapecó. O ato reuniu lideranças ligadas ao setor e o prefeito Luciano Buligon. Presente, ainda, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Izelda Oro, também presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó. O Siticom é um dos apoiadores do evento.

    Em sua manifestação Izelda mostrou a intensidade da preocupação com a saúde e segurança dos trabalhadores. As normas nem sempre são cumpridas, estabelecendo uma desigual correlação de forças entre as doenças e acidentes com a indiferença. Apesar do incessante trabalho de conscientização, fiscalização e cobrança, é fraco o eco que intermedia a “necessidade e a efetiva ação”. As consequências são as mais graves possíveis, traduzidas em elevação do número de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho que mutilam e tiram a vida de trabalhadores e trabalhadoras.

    Em seguida ao ato de abertura ocorreu o Encontro Estadual e Interdisciplinar de Prevenção ao uso do Amianto no Estado. Em pauta o tema “Articulação Intersetorial do Ministério Público do Trabalho da 12ª região de Santa Catarina no banimento do amianto”. Palestra sobre “O que é amianto e por que nos preocupamos com seu uso” foi proferida pela engenheira civil e de segurança do trabalho Fernanda Giannasi. O uso do Amianto é condenado sob todos os aspectos pelos males que causa a saúde humana. A utilização desta substância no Estado é proibida por lei que impede ainda o uso de produtos, materiais e artefatos que contenham qualquer tipo de amianto ou minerais que possuam fibras de amianto em sua composição.

    Diagnósticos de saúde – Até esta sexta-feira (28) serão desenvolvidas atividades diferenciadas nos 26 Centros de Saúde de Família do Município. As ações promovem a saúde e prevenção da doença com os trabalhadores das empresas escolhidas por cada centro de saúde em seu território de abrangência. Os itens contemplados são a verificação de pressão arterial, pesagem, exame de glicemia e testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis. Com a iniciativa se quer ter em mãos o diagnóstico de cada trabalhador. Diante de casos positivos providências imediatas passam a ser tomadas.

    A V SEMPAT é promovida e organizada pela administração municipal, através da Secretaria de Saúde e CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. O objetivo é sensibilizar a população a respeito da importância da prevenção dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais através de metodologias preventivas protetivas à saúde dos trabalhadores. É realizada anualmente no final do mês de abril coincidindo com a data de 28, Dia Mundial em Memórias às Vitimas de Acidente de Trabalho.

    – Fotos: A SEMPAT 2017 iniciou nesta segunda-feira para o desenvolvimento de iniciativas de cunho preventivo e protetivo à saúde e segurança dos trabalhadores

    Assessoria de Imprensa Siticom