Projeto trabalha a educação ambiental

Projeto trabalha a educação ambiental

25 de abril de 2017 Off Por Chapecó



  • “Todo dia é dia de cuidar e preservar o ambiente”. Pensando nisso, a Escola Básica Municipal Padre José Anchieta, no Bairro Universitário, realizou uma série de palestras no mês de abril, com oficinas, visitações e mostra de banners do Projeto Arte Educação Ambiental, desenvolvido pela Associação de Cultura, Educação, Meio Ambiente e Tecnologia (Acemat). As atividades envolveram 511 alunos do pré-escolar ao 9º ano do ensino fundamental.

    As ações foram desenvolvidas com o objetivo de trabalhar os fundamentos da sustentabilidade, da educação e preservação ambiental, por meio de um projeto de trabalho interdisciplinar e interinstitucional com a finalidade de identificar e analisar a realidade imediata vivenciada na comunidade e nas atividades do processo ensino-aprendizagem. Na prática valorizou-se a participação efetiva de todos os envolvidos no transcorrer do processo ensino-aprendizagem internalizando princípios e valores socioculturais.

    Para a aluna Eduarda Andréia, de 12 anos, “as palestras ajudaram muito, pois algumas pessoas não tem consciência da importância de preservar o lugar e o mundo que vivemos”, conta.

    Além destas atividades, a Secretaria de Educação e a Acemat, realizam orientações técnico profissionais, mostras de obras de arte, distribuição de material instrucional como a revista da arborização urbana. De acordo com os professores o trabalho pedagógico não encerra no evento, as crianças são estimuladas e orientadas a produzirem textos e desenhos, selecionam fotos e levam as informações para as famílias, replica as lições de educação e preservação ambiental. A partir do conhecimento conseguem avaliar o quanto o ambiente esta sendo alterado e o que podemos e devemos fazer para ajudar a cuidar.

    “É sempre um privilégio ser parceiro de ações tão importantes e que fazem a diferença na formação dos alunos. Enfatizar, desenvolver e estimular ações que incentivam a consciência ecológica, é uma construção que inicia cedo na escola e que trará grandes resultados para o futuro do meio ambiente”, disse a Secretária de Educação, Sandra Galera.