Projeto trabalha os cuidados com o ambiente em que vivemos

Projeto trabalha os cuidados com o ambiente em que vivemos

26 de abril de 2017 Off Por Chapecó



  • O Centro de Educação Infantil Municipal Brincar e Crescer, no Bairro Pinheirinho, está desenvolvendo com as turmas do pré-escolar o Projeto “Vamos fazer diferente, você me ajuda?” O objetivo é trazer para as crianças as noções de preservação e cuidados com as relações e vivências, colaborando com a limpeza do meio ambiente, a fim de que possamos viver em uma sociedade que saiba reduzir, reciclar e reutilizar.

    Para isso os professores estão trabalhando com as crianças a temática “o local onde vivem”, para que percebam as diferenças de paisagens e suas transformações no sentido de valorizá-las, preservá-las, tornando-se responsáveis pelas modificações. Os pequenos também estão aprendendo sobre os tipos de lixo e a importância da sua separação para a preservação do meio ambiente diminuindo assim o desperdício de materiais, e como contribuir na prevenção e cuidados básicos sobre o mosquito transmissor da dengue.

    Para trabalhar essas questões na prática e levar as informações para a comunidade, o Ceim organizou, com a ajuda da Guarda Municipal, um Pedágio Educativo. A ação aconteceu na Rua 7 de Setembro, com o objetivo de conscientizar os moradores da localidade. Foram entregues panfletos e cartilhas sobre reaproveitamento, informações sobre resíduos orgânicos e recicláveis, além do descarte correto do lixo.

    De acordo com a gestora da instituição, Ilene Glustack, “o projeto busca trabalhar a questão da sustentabilidade com as crianças, que planeta a gente tem, que planeta queremos ter e dentro dessa temática desenvolver com os alunos as questões do reaproveitamento, reciclagem. A ideia do pedágio foi fazer as pessoas pensarem um pouco, pedir ajuda da comunidade para melhorar nossa planeta e para que elas discutam e reflitam a questão da sustentabilidade. Esta ação busca justamente conscientizar a população sobre a importância de cuidarmos do ambiente ao qual pertencemos”, explica.

    Para a Secretária de Educação, Sandra Galera, a conscientização sobre a preservação e cuidado com o meio ambiente é uma prática constante na educação infantil e no ensino fundamental. “Plantamos uma semente para no futuro termos pessoas mais preocupadas com a natureza. Esse trabalho que as crianças vivenciam no espaço escolar, vai além da sala de aula e também se reflete em casa com a família”, disse.