Mercado projeta Selic em 15% e inflação em queda, mas acima da meta em 2025
3 de novembro de 2025Apesar da recente redução, a alta de preços ainda supera o limite de 4,5% definido pelo Banco Central
A manutenção da taxa básica de juros em 15% é vista como consenso entre analistas de economia, que aguardam a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central nesta terça-feira, 4. O mercado financeiro, segundo o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 3, acredita que a Selic seguirá nesse patamar na reunião desta semana e também na última de dezembro.
Para os anos seguintes, as estimativas na economia permanecem estáveis
Para os anos seguintes, as estimativas na economia permanecem estáveis: 12,2% em 2026, 10,5% em 2027 e 10% em 2028. A perspectiva de queda na inflação se mantém, com recuo da projeção do IPCA pela sexta semana consecutiva, agora para 4,5%, que representa variação negativa de 0,01 ponto porcentual em relação ao relatório anterior.
Inflação ainda preocupa o Banco Central
Apesar da recente redução, a inflação calculada ainda ultrapassa o limite superior da meta fixada pelo Banco Central, que é de 4,5%. A autoridade monetária estabeleceu o objetivo de encerrar 2025 com índice de 3%, admitindo margem de 1,5 ponto porcentual para mais ou para menos. Outra alteração relevante do boletim Focus está na projeção inflacionária para 2027, ajustada para 3,8%, contra 3,82% na semana passada. O cenário reflete cautela dos analistas diante das variáveis econômicas e das metas estabelecidas pelo Banco Central.
Com informações Revista Oeste
 

 Podemos ajudar?