Museu lembra história dos caminhões na Fetranslog
14 de novembro de 2025Espaço de memórias que ligam o presente com o passado. Assim é o Museu do Caminhão, que faz parte da programação da Feira do Transporte e Logística, que ocorre em Chapecó até esta sexta-feira, 14 de novembro, no Parque de Exposições Valmor Ernesto Lunardi. Com funcionamento no mesmo horário da Fetranslog 2025, das 14h às 22h, o museu representa a lembrança da história de como era feito o transporte antigamente, não somente na região, mas em todo o Brasil, com caminhões pequenos, reboques e os chamados caminhões tocos, de dois eixos. Localizado no pavilhão 4, que na última Efapi foi o Espaço Bier, o Museu do Caminhão está em sua terceira edição. Conforme seu coordenador, o empresário Ivanor Araldi, conta com 15 unidades expostas, de várias marcas. Entre elas estão GMC, FNM, Ford, Volvo, International, Chevrolet Brasil e Scania. No ambiente os caminhões mais antigos para visualizar são um International KB5 de 1946, com 79 anos, e um Ford F6, de 1948, com 77 anos.
PARA OS MAIS JOVENS
O coordenador do Museu do Caminhão na Fetranslog 2025 destaca que o espaço foi criado para mostrar, como era um caminhão há algumas décadas, como há 70 anos atrás. Acrescenta que essa apresentação é importante principalmente aos mais jovens. Ivanor Araldi cita que todos os caminhões expostos chamam atenção pela restauração que foi feita nesses veículos e pela qualidade. “Mas claro que temos uns lá que o público se apaixona, pela qualidade do caminhão, pela boniteza e pela história” avalia.
CAMINHÕES DE COMPETIÇÃO
Além dos caminhões que fazem parte da mostra histórica, no parque onde ocorre a Fetranslog também estão, em diversos locais, caminhões de competição. Entre eles estão modelos pesados que competem em provas de arrancada para caminhões e alguns veículos que participam da Fórmula Truck. Neste fim de semana, Chapecó sedia, na pista de arrancada existente no parque de exposições, a quarta e última etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Arrancada de Caminhões 2025.



Podemos ajudar?