Prefeitura de Chapecó auxilia população atingida por chuva de granizo

Prefeitura de Chapecó auxilia população atingida por chuva de granizo

24 de outubro de 2015 Off Por Chapecó



  •  

    Nesta sexta-feira, o Vice-Prefeito Luciano Buligon acompanhou os trabalhos de recuperação nas escolas e unidades de saúde

     
    A Prefeitura de Chapecó intensificou o auxílio à população em virtude da chuva de granizo ocorrida na madrugada da última quinta-feira (22). A distribuição de lonas chegou a 125 mil metros quadrados e esteve concentrada no Corpo de Bombeiros.  2.216 residências de 26 Bairros foram atingidas, afetando 10.064 pessoas. O interior também contabilizou prejuízos, principalmente nas plantações. O Prefeito de Chapecó José Caramori, decretou Situação de Emergência (nº 31.664). De acordo com estimativas da Defesa Civil Municipal, as perdas superam o valor de R$ 1 milhão. 
     
     
    Estruturas públicas
     
    Nesta sexta-feira também iniciaram os consertos dos prédios e estruturas físicas danificadas, com prioridade aos espaços que prestam atendimento à população. O Vice-Prefeito, Luciano Buligon, visitou alguns locais que sofreram avarias e acompanhou os trabalhos de recuperação. 
     
    Na Escola Básica Municipal Rui Barbosa as aulas chegaram a ser suspensas na quinta-feira devido aos danos no telhado, mas retornaram a normalidade na sexta, quando equipes da Prefeitura realizaram o conserto.  Cinco Unidades de Saúde também foram afetadas: São Cristóvão, Jardim do Lago, Saic, Quedas do Palmital e Chico Mendes, mas o atendimento segue normalmente e o conserto já foi providenciado. 
     
    Na sede da Escola de Artes e das Secretarias de Defesa do Cidadão e de Desenvolvimento Urbano, também afetadas, o troca do telhado está em andamento, a fim de retornar as atividades na próxima semana. Já a Biblioteca Pública Municipal necessitará de mais tempo para retornar com o atendimento, devido aos danos na parte elétrica. 
     
    “Estamos preocupados em zelar pela integridade da população e desenvolver ações para auxiliar as famílias atingidas no menor espaço de tempo. Da mesma forma, a Administração Municipal trabalha para recuperar as estruturas públicas atingidas e reestabelecer o atendimento por completo o mais breve possível”, destaca Buligon. 
     
     
    Orientações
       
    Os Centros de Referência em Assistência Social do município estão prestando atendimento às famílias atingidas conforme a necessidade. Nestes locais, as famílias de baixa renda podem realizar o cadastramento e a solicitação de pedidos de telhas. Doações podem ser encaminhadas para a Sede da Secretaria de Assistência Social (3319-1200).  
     
    A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente está contabilizando prejuízos na agricultura e providenciando sementes de milho para replantio para auxiliar produtores atingidos. Em caso de perdas nas lavouras e necessidades de sementes, o agricultor deve entrar em contato com a Epagri. 
     
    A Secretaria de Defesa do Cidadão (Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e Grupo de Vigias) está à disposição da comunidade para orientações através do telefone 3319-3700. 

    Prefeitura de Chapecó