Pesquisa Datafolha mostra quais nomes os eleitores para substituir Bolsonaro em 2026

Pesquisa Datafolha mostra quais nomes os eleitores para substituir Bolsonaro em 2026

8 de dezembro de 2025 Off Por Editor



  • Segundo o instituto, o levantamento foi realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro com 2.002 pessoas em todo o Brasil

    O instituto Datafolha divulgou uma pesquisa sobre quem deve ser o candidato do Partido Liberal (PL) para disputar as eleições e substituir Bolsonaro em 2026. Devido a prisão do ex-presidente do Jair Bolsonaro, o partido apostou, no filho dele, Flávio Bolsonaro, como pré-candidato ao cargo de chefe de estado. No entanto, segundo a pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada pelo SBT News, 22% dos entrevistados preferem Michele Bolsonaro (PL), ex-primeira-dama e atual esposa de Jair Bolsonaro para o cargo. Segundo o instituto, o levantamento foi realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro com 2.002 pessoas em todo o Brasil. Os eleitores responderam a seguinte pergunta: “quem Jair Bolsonaro deveria apoiar para a Presidência em 2026?” Os resultados foram:

    • Michelle Bolsonaro (PL): 22%
    • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 20%
    • Flávio Bolsonaro (PL-RJ): 8%

    De acordo com o Datafolha, outros nomes testados tiveram desempenho acima de Flávio, como irmão Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que ficou com 9%, e Ratinho Junior (PSD), com 12%. Também foram consideradas as opções “Nenhum” (10%) e “Não sabem/Não responderam” (8%). Entre eleitores que se declararam bolsonaristas, segmento estimado pelo Datafolha como cerca de 20% do eleitorado, a ex-primeira-dama também lidera. 35% a preferem Michelle como indicada de Bolsonaro, seguida por Tarcísio com 30%. Já Flávio aparece com apenas 9% nesse recorte.

    O que mais foi perguntado

    A pesquisa mostra ainda que cerca de 50% dos entrevistados afirmaram que não votariam de jeito nenhum em um nome indicado por Bolsonaro. Apenas 26% dizem que votariam com certeza, e 21% disseram talvez votariam.