Lula e Flávio têm empate técnico no 2º turno, indica Paraná Pesquisas

Lula e Flávio têm empate técnico no 2º turno, indica Paraná Pesquisas

29 de janeiro de 2026 Off Por Editor



  • Em simulação de 1º turno, a diferença do petista para o liberal cai para menos de 7 pontos porcentuais

    Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado na manhã desta quinta-feira, 29, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) estão em condição de empate técnico em eventual segundo turno na disputa pela Presidência da República. Na simulação de confronto direto entre os dois, Lula registra 44,8% das intenções de voto. Flávio, por sua vez, surge com 42,2%. Com essa configuração, 8,3% formam o bloco de nenhum/branco/nulo. Além disso, 4,7% não souberam responder ou não quiseram participar. A diferença do petista para o liberal é inferior à margem de erro do levantamento, que é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. Dessa forma, o atual presidente poderia ter de 42,6% 47%. A pontuação do senador fluminense variaria de 40% a 44,4%. O Paraná Pesquisas mostra a evolução da pré-candidatura de Flávio. Em outubro, por exemplo, ele alcançaria 37% das intenções de voto num segundo turno contra Lula, que na ocasião registraria 46,7%.

    Outras simulações de 2º turno

    Para o material desta quinta-feira, o Paraná Pesquisas realizou outros dois eventuais cenários de segundo turno, com Lula, mas sem Flávio Bolsonaro. Em confronto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista também aparece numericamente à frente, mas em condição de empate técnico: 43,9% contra 42,5%. Do total de entrevistados, 9,1% disseram que não votariam em nenhum dos dois, votaria em branco ou anularia. Já 4,6% não souberam ou não quiseram responder. O instituto também simulou como seria um segundo turno entre o presidente e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Enquanto o petista ficaria com 44,7%, o pessedista somaria 38,9% — diferença fora da margem de erro. Nesse caso, a parcela de nenhum/branco/nulo é de 11,4%, com outros 5% constando como não souberam responder ou não opinaram.

    1º turno: diferença de Lula para Flávio cai, mostra Paraná Pesquisas

    O instituto Paraná Pesquisas apresentou dois cenários para o primeiro turno. Na simulação de número 1, há lista com sete pré-candidatos à Presidência da República:

    1. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — 39,8%;
    2. Flávio Bolsonaro (PL) — 33,1%;
    3. Ratinho Júnior (PSD) — 6,5%;
    4. Ronaldo Caiado (PSD) — 3,7%;
    5. Romeu Zema (Novo) — 2,8%;
    6. Renan Santos (Missão) — 1,5%; e
    7. Aldo Rebelo (Democracia Cristã) — 1,1%.

    Nenhum/branco/nulo: 6,8%. Não souberam/não opinaram: 4,7%.

    O levantamento desta quinta-feira demonstra a diminuição da diferença entre Lula e Flávio no primeiro turno, que passa a ser de 6,7 pontos porcentuais. Há três meses, a diferença era de 18,4% pontos porcentuais a favor do petista: 37,6% a 19,2%.

    No outro cenário de primeiro turno, o Paraná Pesquisas tirou os nomes de Flávio e Ratinho e incluiu Tarcísio na lista. Medida que ocorre mesmo com o governador paulista dizendo publicamente que não vai disputar a Presidência. Ele já declarou apoio ao senador do PL do Rio de Janeiro.

    Com Tarcísio, as intenções de voto ficam da seguinte forma:

    1. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — 40,7%;
    2. Tarcísio de Freitas (Republicanos) — 27,5%;
    3. Ronaldo Caiado (PSD) — 6,6%;
    4. Romeu Zema (Novo) — 4,4%;
    5. Renan Santos (Missão) — 2%; e
    6. Aldo Rebelo (Democracia Cristã) — 1,4%.

    Nenhum/branco/nulo: 10,8%. Não sabem/não opinaram: 6,6%.

    Dados do levantamento

    Para mapear as intenções de voto em diferentes cenários de primeiro e segundo turnos da disputa pela Presidência da República, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 2.080 eleitores em potencial, no Distrito Federal e nos 26 Estados brasileiros. As entrevistas ocorreram de 26 a 28 de janeiro. Fora a já mencionada margem de erro, de 2,2 pontos porcentuais, o instituto afirma que o grau de confiança do material é de 95%. O levantamento conta com registro no Tribunal Superior Eleitoral, com o código BR-08254/2026.

    Com informações Revista Oeste