Representantes de Gaspar conhecem experiência da Cidade do Idoso em Chapecó

Representantes de Gaspar conhecem experiência da Cidade do Idoso em Chapecó

20 de julho de 2017 Off Por Chapecó



  • O prefeito de Gaspar – SC, Kleber Edson Wan-Dall, acompanhado pela primeira dama Leila Wan-Dall, o Secretário de Assistência Social Ernesto Hostin e a Coordenadora do Centro de Convivência do Idoso de Gaspar, Andreia Schramm estiveram em Chapecó para conhecer a estrutura, serviços e atendimentos oferecidos pela Cidade do Idoso. A intenção de acordo com o prefeito era conhecer o espaço e, na medida das necessidades e realidade de Gaspar, levar a ideia para o município. De acordo com o prefeito, importante o serviço especialmente pela prevenção que oferece aos usuários. “Os atendimentos médicos, atividades físicas, aulas de alfabetização são muito importantes e trazem muita qualidade de vida. O idoso precisa de atenção e a Cidade do Idoso tem um complexo estruturado e planejado para atendê-los. É uma estrutura de saltar os olhos”, comentou. O prefeito também assistiu um show de talentos que movimentou a Cidade do Idoso na quinta-feira (20). Com modas de gaita e acompanhamento de violão, vozes afinadas, declamações de poesia e apresentações de dança os idosos mostraram que disposição não falta.

    Cidade do Idoso

    A primeira dama de Chapecó, Lucia Buligon reforçou a importância dos idosos participarem das atividades oferecidas. “Além da Cidade do Idoso, temos os Grupos de Idosos nos bairros e a UMIC – Universidade da Melhor Idade, tudo pensado com muito carinho e respeito por aqueles que construíram a história centenária de Chapecó”, comentou.

    A Secretária de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baldissera destaca que a Cidade do Idoso é um serviço mantido totalmente pela Administração Municipal e que visa trazer qualidade de vida aos idosos. “É um espaço pensado e direcionado para os idosos, com atividades que buscam o bem estar. Além das atividades físicas, a troca de experiências e as amizades construídas são importantes para eles”, comentou.

    O prefeito de Chapecó Luciano Buligon destaca que a Cidade do Idoso é referência para o país e no ano do centenário tem ainda mais destaque. “É uma forma de valorizar todos aqueles que já fizeram história”, comentou.

    Estrutura oferecida

     Na Cidade do Idoso, os usuários têm acesso à oficina de informática, sala de cine vídeo, grupo de dança, ginástica, musculação, yoga, pilates, grupo vocal, caminhada orientada, hidroginástica, natação, jogos de mesa (canastra, dominó, sinuca, três sete) e de bocha. Eles podem participar ainda do curso de alfabetização para idosos e recebem atendimento na área da saúde. Além disso, está instalada na Cidade do Idoso a Cozinha Comunitária. O espaço fornece gratuitamente aos idosos cerca de 250 refeições por dia.

    Além de todos os serviços oferecidos pelo município, tem ainda os parceiros que oferecem serviços gratuitos aos idosos. As Universidades – Unochapecó e Unoesc com atendimento de dentistas, fisioterapeutas e enfermagem através dos cursos das instituições. As empresas Embeleze e Mano Muniz, levam até os idosos corte de cabelo e escova.

    Para participar

    Para participar da Cidade do Idoso é necessário ter no mínimo 60 anos. Para realizar o cadastro na Cidade do Idoso é necessário documento de identidade e comprovante de residência. Depois disso, os idosos passam por avaliação médica que direcionará cada idoso para as atividades físicas que pode realizar. Cada um idoso poderá frequentar o espaço pelo menos duas vezes por semana.

    Participantes

     A professora aposentada e atleta de Chapecó nos JASTI – Jogos Abertos da Terceira Idade Norma Boing mora há um ano em Chapecó e há 11 meses frequenta a Cidade do Idoso. Para ela, estar no espaço é reviver o tempo que estava trabalhando na escola. “Aqui nós temos diversas atividades, horários para cumprir, acompanhamos aulas e realizamos atividades físicas. Aqui me sinto muito bem”, comentou. Norma diz ainda que a Cidade do Idoso é a casa mãe de todos os idosos, já que eles participam individualmente cada um dos grupos de seus bairros, mas é na Cidade do Idoso que todos se encontram. “É um espaço para prática de atividades físicas, para lazer e para fazer amizades, tudo muito importante para nós”, comentou.

    Antonio Ari Poletto mora no bairro Bela Vista em Chapecó. É autor do livro “Nossas raízes”, colunista em jornais e revistas do munícipio, é um dos formandos da primeira turma da UMIC – Universidade da Melhor Idade, tem ‘7.4’ anos e há 05 frequenta a Cidade do Idoso. Para ele frequentar a Cidade do Idoso é ter diversão, sair da rotina e rejuvenescer. “Aqui temos tantas atividades e amigos que não percebemos as horas passando, o tempo passa e a gente nem vê”, comentou. Poletto explica ainda que gosta muito de passear e sempre que visita outros municípios gosta de falar do projeto e tenta estimular a ideia em outros locais. “O que temos aqui na Cidade do Idoso é muito importante e deve ser levado para outros locais também”, enfatizou.