Carteiras de Artesãos são entregues em Chapecó

Carteiras de Artesãos são entregues em Chapecó

3 de agosto de 2017 Off Por Chapecó



  • Os artesãos chapecoenses receberam na tarde desta quinta-feira (03) a Carteira Municipal de Artesão. Entre os benefícios do registro estão à possibilidade de participação em feiras, oficinas e cursos, além da segurança por estar em uma profissão reconhecida.

    A Secretária de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baldissera comentou que a carteira é um reconhecimento e valorização à profissão de artesão. “Eles tem um talento muito grande e uma habilidade que poucos têm”, enfatizou Ulda. Ela falou sobre os avanços alcançados em Chapecó e que hoje muitos conseguem viver da renda do artesanato. O vice-prefeito de Chapecó, Elio Cella falou da importância da formalização dos profissionais para garantir os benefícios profissionais. Ele falou também sobre as ações da prefeitura direcionada aos artesãos e enfatizou o espaço que terão na EFAPI 2017. “Será um espaço para expor e comercializar produtos. Esperamos um grande público e certamente produtos de alta qualidade estarão disponíveis aos interessados”, comentou.

    O Artesanato em Chapecó

     Atualmente estão cadastrados junto a Secretaria de Assistência Social 308 artesãos: 218 artesãos individuais, 19 artesãos indígenas e 11 associações (com 111 artesãos associados). Eles são acompanhados pela Administração Municipal através do Projeto Artesanato na Palma da Mão que iniciou em 2013 para atender artesãos individuais, artesãos vinculados à associação e artesãos indígenas. O objetivo do programa é organizar e capacitar grupos de artesãos no município, para confecção de produtos destinados ao mercado consumidor como fonte de renda e para melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local. Criado em 2013, o objetivo do programa é organizar e capacitar grupos de artesãos no município de Chapecó, para o desenvolvimento de produtos destinados ao mercado consumidor, como fonte de renda e visando a melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local.

    Atualmente, 67% dos artesãos chapecoenses cadastrados têm o artesanato como atividade principal na formação da renda; 84% deles são mulheres e 16% homens,; 62% trabalham de forma individual, 17% trabalham com familiares e 09 % de forma individual ou com a família. Do número de artesãos, 83% ainda não estão formalizados.

    Em 2014 houve uma reestruturação na Lei Municipal n° 6.564, adequando ela para a realidade dos artesãos Chapecoenses, bem como ao Programa de Artesanato Brasileiro- PAB desenvolvido pelo Governo Federal, o que permitiu aos Artesãos, cadastrados na Secretaria de Assistência Social a inscrição no Cadastro Nacional de Artesão, ampliando as oportunidades de comercialização e capacitação em nível nacional.

    Este profissional tem como espaço para comercialização de seus produtos o Centro Público de Economia Solidária, Aeroporto Municipal e Calçadão (Rua Benjamin Constant, entre Avenida Getúlio Vargas e Nereu Ramos). Além destes espaços, são organizados feiras de artesanato, oficinas de qualificação, bem como participação em eventos promovidos no município.