UNIMED CHAPECÓ DESENVOLVE PROJETO QUE PERMITE A VISITA DE CÃES AOS PACIENTES

UNIMED CHAPECÓ DESENVOLVE PROJETO QUE PERMITE A VISITA DE CÃES AOS PACIENTES

8 de agosto de 2017 Off Por Eduardo Grassi



  • Pensando em oferecer um pouco mais de atenção e bem-estar às pessoas, a Unimed Chapecó implementou o projeto Visita Pet no hospital da cooperativa médica. Desenvolvido pela diretora hospitalar, doutora Carolina Ponzi, a iniciativa é inédita no Estado e conta com a visita de animais de estimação que tem por objetivo auxiliar na recuperação de pacientes.

    Acompanhadas por suas tutoras e pelo grupo de trabalho multidisciplinar dedicado a esta atividade, a Fiona, uma Pug de 9 anos, e a Xula, uma pastora de Shetland de 10 anos, da Escola de Adestramento Dog Show Chapecó, encantaram pacientes e colaboradores com comportamento meigo, interativo e carinhoso.

    Segundo a diretora hospitalar, diversos estudos mostram a importância dessa prática já adotada em outras instituições hospitalares. “É comprovado que pacientes que recebem a visita de um animal usam menos analgésicos porque sentem menos dor e diminuem o nível de cortisol que é o hormônio de stress. Outros benefícios incluem a redução da sensação de solidão e estímulo ao movimento e à socialização”, enfatiza.

    Bernadete Mânica, 57 anos, de Caxias do Sul, ficou encantada com a visita especial que recebeu e disse que o projeto é lindo. “É uma atitude que ajuda o paciente a se recuperar, pois os bichinhos são queridos, simbolizam amor verdadeiro, são além da explicação… Tenho um cachorro maltês e sou apaixonada por ele”.

    CRITÉRIOS

    Não é todo tipo de cão que pode fazer esse trabalho. Entre os critérios para que ele participe do projeto estão as seguintes características: devem ser calmos, acostumados com pessoas e estímulos e obedientes a qualquer comando, porém, não necessariamente adestrados.

    Além disso, é preciso atestado de boas condições de saúde emitido por um médico veterinário, estar com as imunizações e antiparasitários e anti-helmíntico em dia. “Ao chegar no hospital, eles têm as patas higienizadas e, após a visita, é feita limpeza do quarto e trocada a roupa de cama. Também orientamos pacientes e familiares sobre a higiene das mãos, visando garantir a segurança”, realça dra. Carolina.

    Informações: MB Comunicação