Chapecó – Vereador Maier trás Médico que apresentará exame de prevenção ao câncer

Chapecó – Vereador Maier trás Médico que apresentará exame de prevenção ao câncer

10 de agosto de 2017 Off Por Eduardo Grassi



  • Evento acontece na Câmara de Vereadores de Chapecó por solicitação do vereador Derli Maier.

    Iniciativa do vereador Derli Maier (PMDB) pode resultar em parceria entre a Prefeitura de Chapecó e o Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba (PR) e a Fundação Pelé. Audiência Pública está marcada para a quinta-feira (10), na sede do Legislativo de Chapecó, quando o médico Bonald Cavalcante de Figueiredo apresentará o teste que detecta alterações na P53.

    P53 é uma proteína citoplasmática que alterada indica maior possibilidade de incidência de câncer. O que o Hospital e a Fundação Pelé realizam é muito simples, basta uma gota a mais do teste do pezinho, realizado em recém-nascidos, para que um exame seja realizado e a predisposição a um câncer seja verificada. Com o resultado do exame as famílias podem se preparar e antecipar um possível diagnóstico da doença, antecipando também o tratamento.

    Audiência pública

    O médico apresentará em Chapecó na quinta-feira (10), às 16h na Câmara de Vereadores, a parceria estabelecida entre o Hospital e a Fundação Pelé para realização do exame. Dr Bonald também vai sugerir que a parceria seja estabelecida em Chapecó e a disponibilização de exames para recém-nascidos dos meses de maio, junho e julho, sem qualquer custo para a Prefeitura ou para as famílias.

    Fonte: Diário do Iguaçu