Mobilização: Saúde realiza ações preventivas em Chapecó

Mobilização: Saúde realiza ações preventivas em Chapecó

8 de novembro de 2015 Off Por Chapecó



  •  
    Um dia voltado a prevenção e promoção da saúde, assim pode ser definido este sábado, 7 de novembro. O dia será marcado por atividades que integram o Novembro Azul, juntamente com o Dia C de prevenção ao câncer de pele. Desde o começo do mês estão sendo intensificadas todas as iniciativas e ações de alerta a comunidade em geral para a gravidade de doenças crônicas como Diabetes e Hipertensão, além do Câncer de Próstata que podem levar a morte de forma lenta e dolorosa se não tratadas adequadamente. 
     
    A Secretária de Saúde de Chapecó, Cleidenara Weirich assinala que esta é uma estratégia que tem como objetivo aproximar a rede municipal de saúde ainda mais dos seus serviços. “Queremos oferecer cada vez mais para os chapecoenses, resolutividade e acesso aos serviços. A exemplo, das ações voltadas as mulheres no Outubro Rosa, realizamos mais uma edição do Novembro Azul tendo como foco o público masculino” destaca.
     
    Programação 
     
    No dia 07 de novembro, a Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Chapecó (ADHI), em parceria com a Secretaria de Saúde, promove uma ação na Praça Coronel Bertaso, seguido de caminhada na Avenida Getulio Vargas.
     
    Durante o evento será realizada rua de lazer com brinquedos, mateada, distribuição de sucos zero, bolo e sorteio de brindes. Na oportunidade a população terá acesso aos seguintes serviços:
     
    • Medição de glicemia e pressão arterial 
    • Avaliação de Índice de Massa Corporal
    • Orientação nutricional 
    • Orientação de exercícios físicos 
    • Vídeos e materiais informativos sobre as doenças 
    • Apresentação de produtos naturais, diet, light e zero
    • Orientação sobre doença dos olhos
    • Avaliação de iridologia (leitura da condição do corpo através da íris do olho)
     
    Também no dia 07 de novembro serão realizadas em Chapecó atividades da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Nesta data, denominada “Dia C contra ao câncer de pele” os profissionais da área de dermatologia vão realizar avaliações e exames gratuitos em pessoas que tenham lesões suspeitas de câncer de pele. As atividades serão desenvolvidas no Centro de Referência em Saúde Municipal, o CRESM, na Rua Sete de Setembro, entre às 8 horas e às 12 horas. Esta será a 15ª edição da campanha, que acontece em todo o Brasil.

    Prefeitura de Chapecó