Novo radar de Chapecó já está funcionando – Veja imagens em tempo real Clima no Oeste SC

Novo radar de Chapecó já está funcionando – Veja imagens em tempo real Clima no Oeste SC

28 de agosto de 2017 Off Por Chapecó



  • Aparelho já está em funcionamento. Radar cobre 138 municípios.

    Clique na imagem pra ver tempo real.

    O radar meteorológico do Oeste, localizado em Chapecó, foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (25), informou a Defesa Civil de Santa Catarina. O aparelho já está em funcionamento. As imagens produzidas pelo equipamento vão ajudar o órgão a prever fenômenos como ventos, granizo e chuva.

    A inauguração foi pouco depois das 15h30 e teve a presença do governador do estado, Raimundo Colombo (PSD). De acordo com o governo catarinense, o radar cobre 42% do território de Santa Catarina, o que abrange 138 municípios.

    “Teremos a informação com mais qualidade e segurança e com a antecedência que nos permite planejar ações diantes de determinadas situações climáticas e que interferem no dia a dia das pessoas e até mesmo na economia dos municípios. E o importante é que essa informação qualificada esteja na mão do cidadão sem custo, o que já estamos implantando através do envio de alertas por SMS”, afirmou o governador.

    De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, as imagens do radar ajudarão a prevenir e gerenciar estragos causados por fenômenos naturais: “são ferramentas que nos permitem atuar numa situação de crise e evitar que ela se torne um desastre na vida das pessoas”.

    Mais de R$ 14 milhões foram investidos no radar. A verba é do Fundo de Proteção de Defesa Civil e do financiamento através do programa Pacto por SC. Os equipamentos representam 80% do investimentos. O restante foi usado para fazer a torre e infraestrutura.

    Previsões
    Com o radar, será possível identificar instabilidades e frentes frias vindas do Rio Grande do Sul, Paraná e Argentina, prever chuva, granizo, neve e identificar direção e intensidade do vento.

    As previsões feitas pelo radar são de curtíssimo prazo, conforme a Defesa Civil, de até três horas de antecedência. As imagens do equipamento vão contribuir para a emissão de avisos meteorológicos de alertas. O alcance é de 200 quilômetros com monitoramento detalhado e 400 quilômetros no modo vigilância.

    Além do radar do Oeste, Santa Catarina tem ainda o de Lontra, no Vale do Itajaí. Para ter 100% de cobertura no território catarinense, é necessária a inauguração do radar móvel do Sul. Esse aparelho ficará em Araranguá, mas poderá ser deslocado. De acordo com a Defesa Civil, ainda não há data para inauguração desse equipamento, que atualmente está em fase de testes.

    Fonte: G1